A grupagem dos mares

Serviços marítimos LCL: opções de transporte global com elevada eficiência económica e fiabilidade de planeamento. Foto: Suphanat Khumsap / iStock / Getty Images Plus

Os ataques a navios de carga no Mar Vermelho e os desvios e atrasos associados nas expedições são uma ameaça contínua ao transporte regular de mercadorias e, por conseguinte, também ao comércio internacional. Nesta entrevista, Christian Kruse, Head of Global Ocean Freight LCL da DACHSER, explica o papel da grupagem intercontinental, os serviços LCL (Less-than-Container-Load) e as vantagens específicas que trazem aos clientes.

Sr. Christian Kruse, qual é o estado atual do mercado dos transportes marítimos?

O transporte marítimo atravessa atualmente um período de turbulência. Desde o início da crise no Mar Vermelho, em meados de dezembro do ano passado, as tarifas aumentaram consideravelmente, uma vez que a situação conduz a tempos de trânsito mais longos, pois os navios têm de fazer grandes desvios. Infelizmente, não vemos atualmente sinais de uma solução rápida. Estamos também a registar atrasos visíveis em rotas de transporte que não parecem ter qualquer ponto de contacto com o Mar Vermelho, como é o caso dos transportes da Índia para a China.

De um modo geral, aprendemos as lições da crise do coronavírus no setor dos transportes marítimos. Tornou-se claro que é importante estar preparado para possíveis congestionamentos no mercado e oferecer aos nossos clientes uma cadeia de abastecimento resiliente e transparente.

Enquanto fornecedor de serviços de logística, como é que a DACHSER apoia os seus clientes nesta situação?

Com o nosso serviço de consolidação LCL, ou seja, serviços de grupagem marítima consolidada, oferecemos uma solução de transporte eficiente e que permite fazer um planeamento do transporte marítimo, embora os atuais atrasos no transporte marítimo já nos estejam a causar algumas preocupações.

Com esta "grupagem dos mares", consolidamos os envios dos nossos clientes na Ásia, Europa, África do Sul, América do Norte e do Sul e combinamo-los em contentores LCL consolidados. As dimensões mais reduzidas dos envios permitem uma maior flexibilidade, enquanto as partidas semanais regulares também reduzem os tempos de trânsito. Desta forma, gerimos todo o processo de transporte de forma fiável, otimizando assim as cadeias de abastecimento dos nossos clientes.

Nesta fase complicada, com muitos atrasos nos horários dos transportadores, a nossa atenção centra-se em fornecer aos nossos clientes informações atempadas e, se necessário, aconselhá-los sobre rotas de transporte alternativas.

Para que clientes é adequado o serviço de consolidação LCL?

O serviço LCL é particularmente adequado para clientes que têm uma atividade a nível mundial, com um volume regular de envios, mas não o suficiente para encher um contentor completo todas as semanas. Nestes casos, o transporte LCL é uma opção muito interessante para manter os custos de transporte proporcionais à dimensão do envio e com saídas semanais.

Interview with: Christian Kruse

Head of Global Ocean Freight LCL na DACHSER

Quais são os outros benefícios para os clientes?

Graças às saídas semanais, ou seja, ao envio imediato via LCL, conseguimos que a cadeia de abastecimento dos nossos clientes funcione melhor, evitando que as mercadorias tenham de esperar desnecessariamente pelo transporte até que, por exemplo, um contentor fique totalmente cheio. Com os nossos serviços LCL, oferecemos opções de transporte global com elevada eficiência e com grande fiabilidade em termos de planeamento a partir de uma única fonte e, claro, com a habitual elevada qualidade DACHSER. Os serviços de desalfandegamento e a transparência ao longo de toda a cadeia de abastecimento através dos nossos sistemas de TI também fazem parte do portefólio. Outro aspeto importante é o facto de os nossos clientes terem acesso à nossa rede global e, consequentemente, a uma abordagem holística do seu aprovisionamento e distribuição a nível mundial.

Pode dar-nos um exemplo prático?

Tomemos como exemplo um cliente no sul da Alemanha que importa os seus produtos da Ásia connosco. No ponto de partida, selecionamos a rota apropriada para cada embarque, a fim de descarregar o contentor LCL numa filial da DACHSER no sul da Alemanha, o mais próximo possível da morada de destino. O transporte do porto para a agência DACHSER é efetuado por transporte ferroviário combinado ou através da nossa rede de transportes terrestres.

Quando o contentor é descarregado numa filial local da DACHSER, a carga é imediatamente entregue. Isto reduz significativamente o número de transbordos e os riscos associados. A nossa solução LCL é mais rentável, mais rápida e também reduz a pegada de CO2.

O que é necessário para gerir este serviço a longo prazo?

Naturalmente, um transporte LCL de alta qualidade requer também uma equipa internacional experiente, capaz de gerir com segurança e a longo prazo a complexidade da cadeia de abastecimento, especialmente em tempos difíceis. Para tal, contamos com equipas especializadas em todos os continentes, o que significa que temos uma presença local com vastos conhecimentos em logística e estamos sempre perto do mercado.

A nossa rede está em constante crescimento e estamos muito bem preparados para atravessar com segurança os períodos de tempestade.

Agradecemos a disponibilidade de Christian Kruse!

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro