A inovação precisa de mudança
O que é a inovação? Qual o significado da inovação para uma empresa familiar com uma visão a longo prazo como a DACHSER e qual o seu impacto na rede de transporte? Partilhamos aqui as reflexões do CEO da DACHSER, Burkhard Eling.
“Já alguma vez consideraram com mais atenção o termo muito utilizado "Innovation" ou inovação? O termo tem origem no latim e significa criação ou renovação. No sentido básico da palavra, é, portanto, uma mudança ou um maior desenvolvimento ou melhoria de algo que já existe.
A inovação é uma revolução ou antes uma evolução? Há mais do que uma abordagem. O denominador comum é a necessidade de mudança constante. Algo que também se aplica à DACHSER em particular. Temos de mudar e evoluir continuamente para levar a cabo a nossa atividade com êxito e para continuarmos a ser atrativos para os clientes e colaboradores a longo prazo. A vontade de mudar é, por isso, a chave para uma estabilidade e segurança contínuas.
Procuramos uma mudança que se baseie nos nossos pontos fortes atuais e que tenha em conta a próxima geração. Os pilares para este objetivo são a abordagem a longo prazo, o nosso espírito empreendedor local com determinação para inovar e a nossa rede de carga geral altamente estandardizada, mas flexível e adaptável.
A inovação, uma prioridade para a Administração
A atividade principal da DACHSER é ligar pessoas, recursos e sistemas e formar redes logísticas. Aplicamos a mesma abordagem em matéria de inovação. Esta surge a partir de uma multiplicidade de ideias que são geradas de forma descentralizada e, portanto, perto dos nossos clientes, sendo depois desenvolvidas a nível central e também com parceiros externos e, em seguida, retomadas em toda a rede. Isto funciona na DACHSER sobretudo porque a inovação é muito importante para nós e, como tal, constitui uma prioridade a nível executivo.
Da rede, para a rede: esforçamo-nos por ser o prestador de serviços de logística mais integrado do mundo. Queremos oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de qualidade consistente e fiabilidade para as suas cadeias de abastecimento.”