voltar

"À procura de segurança no aprovisionamento"

Ultimamente, as cadeias de abastecimento têm-se revelado cada vez mais frágeis e em risco. As razões são múltiplas. Para contrariar esta situação, as empresas estão a tomar medidas de grande alcance. Quais essas medidas e como pode a DACHSER gerir cadeias de abastecimento cada vez mais complexas? O nosso CEO, Burkhard Eling, partilhou a sua perceção sobre a situação.

Burkhard Eling, CEO de DACHSER.

Os últimos 18 meses puseram a descoberto alguns dos pontos fracos do sistema económico global: a aplicação do método de produção "just-in-time" combinado com a armazenagem "Lean", a concentração da produção na Ásia, e a preocupação unilateral com a eficiência e os custos - tudo apoiado em estruturas que se revelaram demasiado frágeis e demasiado suscetíveis a perturbações externas. As empresas tiveram de analisar as suas cadeias de abastecimento e estão agora a tomar medidas concretas, tais como a expansão da capacidade de armazenamento na Europa e nos EUA, a descentralização da produção e a obtenção de matérias-primas e produtos intermédios através de múltiplos fornecedores. Em suma, as empresas estão à procura de segurança no aprovisionamento. Mas isso não significa que estamos a caminhar para uma 'desglobalização'. As cadeias de abastecimento continuarão a ser globais, mas tornar-se-ão mais complexas.

Encontrar soluções mesmo em condições difíceis

Na DACHSER, não temos dificuldade em gerir cadeias de abastecimento complexas; de facto, é uma das nossas principais competências. Somos capazes de oferecer soluções que funcionam mesmo em circunstâncias difíceis, o que explica o sucesso continuado que alcançámos nos primeiros seis meses de 2022. Mas as perspetivas são moderadas: os enormes aumentos de custos que se esperam em quase todas as áreas irão reduzir a procura e, como consequência, a atual dinâmica de crescimento irá abrandar significativamente.

Atualmente, já estamos a trabalhar arduamente na preparação para este cenário. Por exemplo, estamos a investir na digitalização e automação para aumentar ainda mais a eficiência e transparência das cadeias de abastecimento. E também estamos a investir nas pessoas da DACHSER. Afinal, as competências digitais a todos os níveis da empresa darão um contributo decisivo para o nosso sucesso futuro.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro