Aumento das taxas de portagem para camiões na Alemanha a partir de 1 de dezembro de 2023

O governo federal alemão prevê um novo aumento das taxas de portagem para os camiões a partir de 1 de dezembro de 2023. Os camiões com um peso bruto superior a 7,5 toneladas serão abrangidos. O montante da sobretaxa depende das características do veículo sujeito a portagem.a

A portagem é um imposto governamental fixo sobre o qual a DACHSER, enquanto prestadora de serviços de logística, não tem qualquer influência. A sobretaxa de CO2 prevista será introduzida como uma nova taxa de portagem para os custos externos das emissões de CO2 associadas aos transportes. Tal como as atuais taxas de portagem parciais, a sobretaxa será cobrada em cêntimos por quilómetro percorrido. O montante da sobretaxa é determinado, nomeadamente, pela classe de emissão de CO2, pelo peso, pelo número de eixos e pela classe de poluentes do veículo. 

Adicionalmente, os camiões de emissões zero continuarão a estar isentos da portagem até ao final de 2025, de forma a incentivar a mudança de motor no transporte rodoviário de mercadorias. A partir daí, apenas será cobrado 25% da taxa normal. A partir de 1 de julho de 2024, a portagem aplicar-se-á igualmente aos camiões com um peso bruto superior a 3,5 toneladas. Manter-vos-emos informados sobre este assunto.

Devido a estas alterações, a tabela de portagens da DACHSER para a Alemanha tem de ser ajustada em conformidade. Se tiver alguma questão sobre as consequências específicas, contacte o seu interlocutor habitual da DACHSER.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro