Confinamento em Xangai: impacto nas atividades operacionais

As restrições impostas na China como modo de prevenção contra a COVID-19 estão a ter um impacto no tráfego internacional de transporte aéreo e marítimo, bem como no setor do transporte doméstico.

Descrição geral:

  • Devido ao número crescente de casos de COVID-19 em Xangai, será imposto um cerco sanitário na cidade, a partir das 5h de segunda-feira, 28 de março de 2022, no sentido de conter a propagação da pandemia.
  • Este confinamento será realizado em duas fases: de 28 de março a 1 de abril, as restrições serão aplicadas a Pudong, a zona leste de Xangai; e de 1 a 5 de abril, as mesmas restrições serão aplicadas a Puxi, a zona oeste da cidade.
  • Durante o período de confinamento, serão tomadas medidas que incluem testagem massiva à COVID-19, suspensão dos transportes públicos, encerramento do comércio, interrupção da produção e das atividades comerciais e obrigatoriedade de teletrabalho.

Impacto na logística:

  • Os aeroportos e portos marítimos permanecem abertos e operacionais.
  • A escassez de mão de obra continua a ser um problema em todos os setores devido às regulamentações rígidas de quarentena, especialmente para os colaboradores ligados aos transportes, que devem apresentar um comprovativo de teste negativo com validade inferior a 48 horas na entrada de vias rápidas, armazéns e portos.
  • Relativamente ao transporte aéreo, o confinamento tem impacto na Gateway do Aeroporto internacional de Xangai - PVG tanto para a importação como para a exportação. A plataforma de importação está operacional e os voos continuam a aterrar no aeroporto. Os voos de exportação a partir do aeroporto PVG estão proibidos: a Gateway de exportação está encerrada e as entregas suspensas. A DACHSER está a trabalhar no planeamento de novos horários de voos através de aeroportos alternativos. As restrições devem durar entre 7 a 14 dias. O transporte terrestre também foi restringido.
  • Relativamente ao transporte marítimo, a DACHSER ainda não recebeu qualquer aviso por parte dos operadores no que diz respeito a atrasos ou cancelamento de navios. A carga que chega à Estação de Carga de Contentores (CFS), dentro da área de Pudong, não foi afetada, mas os embarques podem sofrer atrasos motivados por possíveis mudanças de navio ou carga insuficiente para consolidação. Os transportes com contentores completos (FCL) estão autorizados a entrar em Pudong e na área portuária mediante comprovativo de teste negativo com validade inferior a 48 horas e um recibo eletrónico de troca de equipamentos (EIR). Os transportes de carga LTL ainda não tiveram qualquer desenvolvimento.
  • O transporte rodoviário entre Xangai e as cidades vizinhas é limitado aos motoristas que apresentem um comprovativo de teste negativo com validade inferior a 48 horas. São esperados atrasos nas recolhas e entregas.
  • As operações alfandegárias são atualmente relatadas como sendo normais e sem interrupção.
  • As localizações da DACHSER em Xangai, incluindo o escritório no centro da cidade e o escritório do Aeroporto PVG, implementaram uma política de teletrabalho desde 21 de março, enquanto que o Armazém Huaqiao permanece aberto, mas a carga de camiões e a recolha são restritos. Pode contactar o seu interlocutor local através dos canais de comunicação habituais.

O seu interlocutor habitual da DACHSER poderá fornecer-lhe informações sobre envios e possíveis alternativas.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro