voltar

DACHSER adquire fornecedor de software logístico kasasi

Com o objetivo de reforçar as competências digitais internas

Aquisição vem potenciar a atividade do operador de logística em áreas como telemática, conectividade, inteligência artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT). A expansão futura irá centrar-se no negócio de soluções de monitorização e análise para o transporte ferroviário.

Burkhard Eling (CEO da DACHSER), Markus Lechner (General Manager kasasi), Stefan Hohm (CDO da DACHSER)
Burkhard Eling (CEO da DACHSER), Markus Lechner (General Manager kasasi), Stefan Hohm (CDO da DACHSER)

A DACHSER acaba de adquirir uma parte maioritária das ações do fornecedor de software kasasi GmbH. A aquisição vem reforçar, assim, os conhecimentos digitais do operador de logística em áreas como telemática, conectividade, inteligência artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT). Fundada em 2009, a kasasi desenvolve soluções de software inovadoras que otimizam e trazem uma maior transparência aos processos de transporte rodoviário, ferroviário e fluvial. Tal como a DACHSER a sede da empresa situa-se em Kempten, na região de Allgäu, no sul da Alemanha, empregando, atualmente, 50 pessoas.

“Como fornecedor altamente inovador de aplicações de conectividade e IoT, a kasasi vem ajudar a expandir as nossas próprias competências digitais", explica Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) e membro do Conselho Executivo da DACHSER. “A plataforma da kasasi combina dados telemáticos dos nossos mais de 8.500 swap bodies e 5.000 reboques com dados de expedição e planeamento do nosso sistema central de gestão de transportes, o Domino. A combinação inteligente e a análise destes dados vêm abrir possibilidades inteiramente novas para o planeamento dos transportes, a previsão das horas de chegada e, até mesmo, o acompanhamento e a gestão dos envios", conclui o responsável da empresa.

A combinação inteligente e a análise destes dados vêm abrir possibilidades inteiramente novas para o planeamento dos transportes, a previsão das horas de chegada e, até mesmo, o acompanhamento e a gestão dos envios

Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO)

O primeiro passo da aquisição da kasasi pela DACHSER foi dado a 25 de outubro, altura em que a DACHSER se tornou o acionista maioritário da empresa. Até 2026, o operador logístico pretende adquirir as restantes ações e completar o negócio. Refira-se que a kasasi continuará a ser gerida pelo atual diretor geral, Markus Lechner, e pela sua experiente equipa. A empresa continuará, tal como até agora, a servir os atuais clientes das indústrias ferroviária, retalhista, alimentar e farmacêutica. A expansão futura irá centrar-se no negócio de soluções de monitorização e análise para o transporte ferroviário.

“Com a DACHSER como acionista maioritário, podemos continuar a nossa história de sucesso e concentrar toda a nossa atenção no desenvolvimento de soluções de software pioneiras de transporte e logística", afirma Markus Lechner, que também trabalhou na DACHSER durante vários anos antes de fundar a start-up kasasi. "A partir de agora, esta estabilidade e segurança beneficiará não só a nossa equipa, mas, especialmente, também os nossos clientes".

DACHSER fortalece cadeias de abastecimento através da digitalização

A digitalização sistemática desempenha um papel fundamental nos esforços da DACHSER para otimizar e fortalecer ainda mais as cadeias de abastecimento dos seus clientes. “Com as tecnologias digitais certas, podemos aumentar ainda mais a eficiência, integrar os clientes nos nossos processos e transportar mais mercadorias com a capacidade de carga existente. O aumento da transparência melhora o planeamento e reduz o tempo necessário para responder a quaisquer perturbações nas cadeias de abastecimento", sublinha Burkhard Eling, CEO da DACHSER. E continua: “É, por isso, que adquirimos a kasasi, uma empresa dinâmica com uma grande força inovadora na área da visibilidade e conectividade da cadeia de abastecimento. Continuamos, também, a investir no nosso próprio desenvolvimento de IT e software com um quadro de cerca de 560 colaboradores, no nosso trabalho de investigação e desenvolvimento no DACHSER Enterprise Lab, em colaboração com o Fraunhofer IML, e, ainda, na nossa gestão global de ideias e inovação”, conclui.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro