DACHSER comemora os 50 anos da criação de conceito de caixa móvel
Foi em 1971 que surgiu, dentro da DACHSER, a swap body, contentor de transporte que é, ainda hoje, uma referência para todo o setor de logística. A Ideia desenvolvida pela multinacional revolucionou o setor.
O contentor de carga padrão para logística de grupagem terrestre comemora o seu 50º aniversário este ano. Inspirado nos contentores marítimos, o conceito de caixa móvel (swap body) foi inventado no final dos anos 60, por Thomas Simon, genro do fundador da empresa Thomas Dachser e, mais tarde, membro do conselho de administração da DACHSER, responsável pelo desenvolvimento dos negócios internacionais e da tecnologia da empresa. Após algumas reservas iniciais, a caixa móvel tornou-se uma inovação pioneira ao nível da logística terrestre, tendo revolucionado todo o setor. Atualmente, na Península Ibérica, a DACHSER utiliza uma frota de mais de 2.000 veículos para realizar os serviços de transporte. Nas rotas de longa distância nacionais e internacionais, o operador de logística dispõe de mais de 480 semi-reboques e 75 caixas móveis, equipadas com duplo estrado para uma melhor otimização da carga.
As dimensões regulamentadas e padronizadas são, atualmente, uma marca registada dos contentores de transporte e vieram melhorar bastante a flexibilidade e a eficiência das operações logísticas. Foi Thomas Simon quem traçou planos para um contentor de transporte padronizado que pudesse ser separado da unidade rodoviária e trocado entre veículos, conceito que o responsável viria a materializar, depois, em conjunto com a empresa Kögel Trailer. Assim, surgia, em 1971, a caixa móvel, com dimensões fixas e pernas desdobráveis como características distintivas. A partir daí, e em apenas três anos, a DACHSER converteu toda a sua frota para adotar o novo contentor de transporte. E se, em 1972, a multinacional detinha 350 caixas móveis na sua frota, em 2020, a empresa contabilizava um total de 8.000.
Pioneira e líder em inovação
A ideia que nasceu no seio da DACHSER veio, então, revolucionar todo o mundo da logística, já que, em 1980, foi determinada a padronização do sistema de caixa móvel para todo o setor de logística. A DACHSER afirmava, assim, o seu pioneirismo no setor, sabendo-se, hoje, que é impossível imaginar o setor de logística sem este tipo de caixas, uma criação fundamental para a ascensão da empresa enquanto transportadora e fornecedora internacional de logística.
“As melhores inovações são aquelas que têm sucesso em toda a indústria – e é isso que está na base desta história de sucesso”, comenta Andreas Froschmayer, Corporate Director Corporate Strategy & Public Relations da DACHSER. “As inovações foram, sempre, a chave para o sucesso a longo prazo, uma vez que ajudam a melhorar a qualidade do processo, a reduzir custos e a superar novos desafios de mercado e dos próprios clientes”, acrescenta.
Contudo, o espírito pioneiro continua vivo dentro da multinacional e, embora a caixa móvel permaneça, até aos dias de hoje, uma referência no mercado logístico, em termos de eficiência de espaço de carga, a DACHSER está a converter toda a frota de semirreboques da divisão de negócios European Logistics, para os chamados mega reboques, que oferecem mais espaço interior. E o objetivo é claro: “Queremos ser o primeiro grande fornecedor de grupagem na Europa a utilizar os mega reboques em substituição dos semirreboques convencionais ”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da DACHSER.