DACHSER e Fraunhofer IML recebem prémio alemão de logística
Nova tecnologia reduz tempo nos processos de trabalho
A Associação Alemã de Logística (BVL) acaba de atribuir o Prémio Alemão de Logística 2023 à DACHSER e ao Instituto Fraunhofer IML pelo projeto “gémeo digital @ILO (Advanced Indoor Localization and Operations)”. Nova tecnologia permite aos colaboradores aceder aos dados de todos os volumes, mercadorias e fluxos de trabalho num terminal de trânsito, em tempo real, e com atualizações automáticas.
A Associação Alemã de Logística (BVL) acaba de atribuir o Prémio Alemão de Logística 2023 à DACHSER e ao Instituto Fraunhofer IML pelo projeto “gémeo digital @ILO (Advanced Indoor Localization and Operations)”. Esta ferramenta tecnológica – que já foi testada em duas filiais – cria e atualiza de forma automática e contínua um gémeo digital de todos os volumes, mercadorias e fluxos de trabalho num terminal de trânsito. A utilização desta tecnologia permite que os colaboradores possam aceder a todas as informações apresentadas de forma simples e intuitiva, nos dispositivos móveis e monitores. Além disso, o gémeo digital @ILO permite aumentar a transparência nos processos de armazém, otimizando as etapas de trabalho individual. A aplicação beneficia os operacionais logísticos e os motoristas, mas, também, os clientes, que poderão passar a receber informações mais precisas sobre o estado dos seus envios.
Destaque-se que o gémeo digital @ILO assume-se como a mais relevante materialização de mais de seis anos de uma investigação conjunta, realizada no DACHSER Enterprise Lab. É precisamente neste laboratório que os especialistas da multinacional trabalham com investigadores do Instituto Fraunhofer para o Fluxo de Materiais e Logística IML, com o objetivo de desenvolverem soluções verdadeiramente inovadoras.
"Estamos a investir numa parceria de investigação juntamente com o Fraunhofer IML para impulsionar a digitalização na logística e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços que oferecemos aos nossos clientes", destacou Burkhard Eling, CEO da DACHSER, durante a cerimónia de entrega do prémio, em Berlim. E acrescenta: "O facto deste trabalho de parceria ter resultado numa inovação capaz de impressionar o júri do Prémio Alemão de Logística, valida esta nova aposta e dá-nos um impulso motivacional adicional”.
A DACHSER planeia, agora, dar o próximo passo no desenvolvimento desta inovação e pretende implementar, em 2024, e de forma sistemática, a nova tecnologia nas suas filiais europeias. "Mais do que um marco crucial na nossa transformação digital, o gémeo digital @ILO representa um avanço decisivo na logística de grupagem", afirma Burkhard Eling.
Já Michael ten Hompel, Executive Director do Fraunhofer IML, afirma: "Estamos a apostar em investigação com aplicação prática e a fazê-lo em toda a Europa. O know-how do Fraunhofer IML nesta área é amplamente reconhecido, no entanto, este é, sem dúvida, um extraordinário sucesso neste campo, sobretudo por se tratar de uma investigação que conjuga a componente científica com a aplicação prática”.
Mais do que um marco crucial na nossa transformação digital, o gémeo digital @ILO representa um avanço decisivo na logística de grupagem.
Burkhard Eling, CEO da DACHSERInteligência artificial e automatização a crescer
Os algoritmos especiais baseados em IA (Inteligência Artificial) presentes no software @ILO interpretam os dados recolhidos a cada segundo por centenas de unidades de leitura ótica colocadas no teto do terminal. Utilizando estes dados, é possível identificar e localizar, de forma automática e imediata, todas as embalagens.
Totalmente integrada nos fluxos de trabalho, esta inovação tecnológica já revelou todo o seu potencial nos terminais de trânsito piloto @ILO das filiais da DACHSER de Unterschleißheim, perto de Munique, e de Öhringen, nas proximidades de Heilbronn (Alemanha). Neste caso, refira-se que a gestão de alguns processos realizados entre a entrada e saída de mercadorias foram concluídos 15 a 35 por cento mais rapidamente, devido à eliminação de tarefas como a leitura manual de códigos de barras ou o inventário manual diário. Como resultado, os veículos de distribuição (de curta distância) podem começar a efetuar entregas mais cedo, o que permite aos condutores evitarem o trânsito da hora de ponta da manhã.
“Ao utilizarmos a IA e as tecnologias de automatização no manuseamento da grupagem podemos oferecer uma elevada qualidade e satisfazer os exigentes requisitos dos clientes”, explica Alexander Tonn, COO Road Logistics na DACHSER. “Esta aposta ajuda-nos a ultrapassar, também, os desafios decorrentes da falta de espaço e da escassez de trabalhadores qualificados”, acrescenta. E conclui: “As novas tecnologias, como o gémeo digital @ILO, fornecem, em tempo real, os dados de que necessitamos. Por outro lado, a tecnologia começa realmente a acrescentar valor quando alivia e apoia os trabalhadores no seu desempenho diário – e o @ILO provou de forma inequívoca que pode fazer exatamente isso."
A medição contínua e totalmente automatizada de todos os volumes representa o próximo passo em direção à Logística 4.0, um passo que será dado em conjunto com o Fraunhofer IML, como parte da nossa parceria de investigação”.
Stefan Hohm, CDO da DACHSERPróximo passo de inovação: Carregamento assistido por IA
O Diretor de Desenvolvimento da DACHSER, Stefan Hohm, ciente do potencial futuro do @ILO, refere que “a medição contínua e totalmente automatizada de todos os volumes representa o próximo passo em direção à Logística 4.0, um passo que será dado em conjunto com o Fraunhofer IML, como parte da nossa parceria de investigação”.
Durante as operações piloto, o sistema foi capaz de determinar o comprimento, a altura e a largura das embalagens com grande precisão e fornecer essa informação em tempo real. Assim que o sistema estiver totalmente operacional, os dados obtidos sobre cada embalagem poderão ser introduzidos em algoritmos inteligentes para, por exemplo, ajudar no carregamento e no planeamento de rotas, e para aumentar ainda mais a utilização da capacidade das caixas móveis, reboques e veículos de transporte de curta distância.
Destaque-se, ainda, que a DACHSER e o Fraunhofer IML estão atualmente a desenvolver um sistema @ILO simplificado, que os clientes poderão utilizar para otimizarem as suas zonas de expedição, com vista a aumentar a transparência na distribuição. "No entanto, ainda há muita pesquisa a ser feita nesse sentido", acrescenta Stefan Hohm.