DACHSER e Pharmediq unidas no combate à pandemia
Parceria teve início em 2014
Com apoio da DACHSER, a empresa das Astúrias distribuiu, em Espanha e outros países europeus, mais de 100 milhões de máscaras e equipamentos de proteção.
Assim que a pandemia do novo coronavírus teve início, na primavera de 2020, a equipa da Pharmediq – empresa localizada no Norte de Espanha e que se dedica à armazenagem, distribuição e comercialização de produtos médicos – já começava a preparar-se para as novas necessidades do mercado. Sofía Nogueira Sánchez, CEO da Pharmediq, e a sua equipa reagiram de imediato à situação e procederam à encomenda de máscaras, no valor de vários milhões de euros, provenientes de outros países. Com o apoio da DACHSER, a Pharmediq conseguiu distribuir por Espanha e por outros países europeus mais de 100 milhões de máscaras e outros equipamentos de proteção, apenas em 2020.
Os processos de tomada de decisão das grandes empresas são, normalmente, muito lentos, mas no negócio da venda de produtos médicos há que reagir de imediato às tendências de mercado e decidir com rapidez. Gostamos dessa dinâmica.
Sofía Nogueira Sánchez, CEO da Pharmediq“Rendermo-nos não era uma opção.”, sublinha Sofía Nogueira Sánchez. “Os processos de tomada de decisão das grandes empresas são, normalmente, muito lentos, mas no negócio da venda de produtos médicos há que reagir de imediato às tendências de mercado e decidir com rapidez. Gostamos dessa dinâmica”, continua a responsável, que, em 2009, se juntou à farmacêutica Patricia Antón Saavedra para fundar a empresa.
Importação de produtos para combate à Covid
O transporte rápido e sem contratempos de produtos médicos adquiriu um papel crucial em tempos de pandemia. “Em 2020, demos uma volta de 180 graus e passámos das exportações internacionais para o mercado interno. Num curto espaço de tempo, estabelecemos uma via de importação contínua para produtos de combate à Covid-19”, esclarece Sofía Nogueira Sánchez. Enquanto, no início, recebiam muitas encomendas de máscaras de proteção, a partir do início de 2021 os equipamentos de proteção, como fatos, luvas e viseiras, passaram a ser os mais solicitados. Para dar resposta a esta procura, a Pharmediq ampliou a equipa e construiu três novos armazéns, que, neste momento, albergam mais de 1.000 paletes com produtos de combate à Covid.
Outro fator que contribuiu para o sucesso da Pharmediq foi, sem dúvida, contar com um parceiro de logística altamente competente e de confiança. Desde 2014, a empresa viu as suas expectativas correspondidas na DACHSER. “A Pharmediq evoluiu de forma muito rápida e, agora, é um dos nossos clientes chave”, comenta Blanca de Francisco, Site Manager European Logistics da DACHSER Asturias, que explica, ainda, que a empresa utiliza sobretudo a rede europeia de transporte terrestre da DACHSER para a distribuição. Os grandes transportes provenientes da Turquia são feitos em camião completo (FTL), mas são realizados, também, serviços de grupagem, assim como outros, através de transporte aéreo e marítimo.
A CEO da Pharmediq enfatiza, ainda, o quanto a multinacional de logística se enquadra na filosofia da empresa e destaca que “a colaboração de excelência com a DACHSER no ano passado foi vital, uma vez que a sua equipa das Astúrias deu resposta às nossas necessidades na perfeição”. “A DACHSER era responsável por organizar o transporte sob condições extremas de pressão de tempo, por vezes numa questão de horas. Ainda assim, a equipa foi sempre capaz de encontrar os meios apropriados em tempo recorde e de fazer chegar os produtos em um ou dois dias às clínicas espanholas”, enaltece a responsável da empresa.
Blanca de Francisco, Site Manager da DACHSER Asturias, acrescenta: “Estamos em contacto diário com o cliente para poder antever e planear as saídas de forma totalmente eficaz, sobretudo para um destinatário tão importante como o hospital de campanha do IFEMA em Madrid”. No total, em 2020, a DACHSER auxiliou a Pharmediq a importar mais de 100 milhões de máscaras e o êxito da empresa foi reconhecido pela economia espanhola – Sofía Nogueira Sánchez recebeu o Prémio CaixaBank Mulher Empreendedora na zona norte, que reconhece a excelência profissional das empresárias.