DACHSER: entregas sem emissões chegam a mais 12 cidades europeias
Até ao final de 2025, o número de cidades europeias abrangidas pelo modelo DACHSER Emission-Free Delivery terá duplicado para 24. O operador logístico irá, também, expandir a sua atual área de entregas sem emissões em Paris.
A DACHSER está a expandir significativamente as entregas sem emissões nos centros urbanos para envios de grupagem de mercadorias não refrigeradas. Até ao final de 2025, o fornecedor de logística visa duplicar o número de áreas abrangidas pelo modelo DACHSER Emission-Free na Europa, passando a incluir doze novas cidades europeias: Amesterdão, Barcelona, Dublin, Hamburgo, Colónia, Londres, Málaga, Roterdão, Estocolmo, Toulouse, Varsóvia e Viena. Além disso, a empresa irá, também, expandir a sua atual área de entregas sem emissões em Paris.
“Estabelecemos deliberadamente o objetivo ambicioso de duplicar o número de cidades abrangidas pelo serviço DACHSER Emission-Free Delivery até ao final de 2025”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da DACHSER. E refere ainda: “A motivação da nossa rede de agências é elevada porque queremos satisfazer o desejo dos nossos clientes por uma entrega urbana mais sustentável. Para atingir o nosso objetivo, contamos com uma maior disponibilidade de camiões elétricos ligeiros e com a expansão acelerada das infraestruturas de carregamento em toda a Europa”.
DACHSER Emission-Free Delivery vai estar presente em 24 cidades
O serviço DACHSER Emission-Free Delivery pode ser implementado em qualquer região, já estando presente em doze cidades europeias, incluindo o Porto. A iniciativa chegará às restantes doze regiões anunciadas até ao fim de 2025. Utilizando um sistema modular adaptado às necessidades locais, as filiais da DACHSER utilizam carrinhas e camiões elétricos a bateria, bem como bicicletas de carga elétricas especialmente concebidas para grupagem e mercadorias pesadas paletizadas.
“Estabelecemos deliberadamente o objetivo ambicioso de duplicar o número de cidades abrangidas pelo serviço DACHSER Emission-Free Delivery até ao final de 2025”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da DACHSER.
Dependendo dos requisitos específicos de cada localidade, este conceito também envolve a utilização de pequenos terminais de trânsito – conhecidos como microhubs – perto dos centros das cidades. Nestes casos, as bicicletas de carga iniciam as suas viagens no microhub e transportam as mercadorias para zonas pedonais movimentadas. Por sua vez, os camiões elétricos abastecem os microhubs com mercadorias ou, no caso de encomendas e paletes demasiado grandes ou pesadas para serem transportadas de bicicleta, entregam-nas diretamente aos destinatários.
DACHSER dá continuidade a estratégia de proteção climática a longo prazo
As entregas da DACHSER nos centros urbanos com zero emissões locais ajudam as administrações municipais a melhorar a qualidade do ar, a reduzir a poluição sonora e, graças às bicicletas, a reduzir o trânsito. Refira-se, também, que a empresa apenas adquire eletricidade gerada a partir de fontes de energia renovável para recarregar a sua frota, o que ajuda a nulificar as emissões de gases com efeito estufa na última milha. Os veículos elétricos a bateria também são benéficos para os condutores, na medida em que deixam de estar expostos às vibrações do motor na cabine.
O modelo DACHSER Emission-Free Delivery apoia a estratégia de proteção climática a longo prazo do fornecedor de logística. Ao promover o desenvolvimento empresarial sustentável e ao concentrar-se na eficiência energética e dos processos, na inovação e na responsabilidade inclusiva, a empresa está a traçar o caminho para uma logística sustentável em conjunto com os seus clientes e parceiros.