DACHSER expande a frota de bicicletas elétricas em San Sebastián
Multinacional de transporte DACHSER reforça o seu compromisso com a distribuição amiga do ambiente na cidade espanhola de em San Sebastián. Bicicletas elétricas fazem uma média de 20 a 25 entregas por dia na cidade basca.
No âmbito do projeto “City Distribution” para entregas de última milha sem emissões, implementado em várias cidades europeias, a DACHSER anunciou a ampliação da sua frota de distribuição local com a adição de uma bicicleta elétrica em San Sebastián. Esta expansão, embora pequena, reflete o compromisso da empresa com métodos de distribuição sustentáveis e amigos do ambiente.
A DACHSER começou a testar as entregas com bicicletas elétricas de 250 watts no centro da cidade de San Sebastian em meados de 2019. Após uma fase experimental bem-sucedida, o projeto avançou e estes veículos elétricos já efetuam entregas no centro da cidade basca há mais de quatro anos. Atualmente, na sequência da recente expansão, a filial de San Sebastián efetua entre 20 a 25 entregas por dia, percorrendo uma distância média de dois e meio a três quilómetros por viagem para completar as entregas dos seus clientes.
“Esta extensão insere-se numa série de medidas que iremos implementar nos próximos anos no âmbito da nossa estratégia de proteção climática a longo prazo”, explica Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia. E acrescenta: “Cada ação, por mais pequena que seja, tem um impacto na preservação do ambiente. Não queremos percorrer este caminho sozinhos, mas sim trabalhar em conjunto com clientes e parceiros que também estejam interessados em participar na mudança da logística para tecnologias de baixas e nulas emissões”.
Uma operação para reduzir a pegada de carbono a nível local
Para levar a cabo estas operações, a DACHSER criou uma cadeia logística específica: todas as manhãs, camiões deixam a filial de San Sebastián, situada a cerca de 12 quilómetros do centro da cidade, para um micro-hub no centro da cidade basca. A partir desse armazém, as mercadorias do dia são carregadas nas bicicletas elétricas e iniciam-se as entregas de última milha sem emissões.
As bicicletas elétricas da DACHSER estão equipadas com uma caixa de dois metros de altura, que permite transportar até 200 quilos de mercadorias. Este modo de transporte não só é rápido e amigo do ambiente, como também consegue contornar os obstáculos que podem atrasar as entregas nos grandes centros urbanos, como os engarrafamentos e as ruas bloqueadas. Refira-se que as bicicletas podem aceder a zonas pedonais, onde os camiões não podem entrar, e passar por zonas inacessíveis às carrinhas, o que acaba por melhorar a eficiências das entregas.
A implementação da ciclo-logística não só melhora a qualidade do ar e reduz o ruído nas ruas, como também reduz a poluição e congestionamento do tráfego. Além disso, ao utilizar veículos elétricos, os condutores estão menos expostos às vibrações do motor que ocorrem na carrinha de entregas. Esta iniciativa é mais um passo no plano da DACHSER para reduzir as emissões poluentes, refletindo o seu compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o ambiente.