DACHSER inicia entregas diárias com veículo 100% elétrico no Porto

No âmbito da estratégia de proteção climática a longo prazo

Multinacional de logística dá início a um novo projeto de distribuição urbana – DACHSER Emission-Free Delivery – que consiste em entregas sem emissões de gases poluentes, a nível local. O Porto é a primeira cidade portuguesa a implementar este modelo.

Modelo de distribuição urbana DACHSER Emission-Free Delivery inicia no Porto.
Modelo de distribuição urbana DACHSER Emission-Free Delivery inicia no Porto.

O primeiro camião azul e amarelo totalmente elétrico da DACHSER Portugal já chegou ao Porto. A partir deste mês, o veículo 100 por cento elétrico irá percorrer as “artérias” da cidade Invicta comprovando a sustentabilidade dos serviços de distribuição urbana do operador logístico. O projeto insere-se no modelo de distribuição da multinacional, DACHSER Emission-Free Delivery, que consiste na realização de entregas sem emissões de gases poluentes, a nível local, numa área específica da cidade, neste caso, a Área Metropolitana do Porto. 

Diariamente, ao longo da semana, o camião de zero emissões, que tem como ponto de partida a filial da DACHSER, em Vila do Conde, segue, de forma particularmente silenciosa, em direção ao centro da cidade do Porto para realizar entregas de mercadorias em lojas ou destinatários particulares. Para assegurar esta nova forma de distribuição, mais consciente e amiga do ambiente, a DACHSER conta com o FUSO eCanter – o único camião 100 por centro elétrico, com 7,5 toneladas, a ser produzido em grande escala. Com carga útil de 2,9 toneladas e com capacidade para 10 paletes, este veículo tem uma autonomia de cerca de 120 quilómetros, tornando-o na solução ideal para viagens mais pequenas no centro da cidade.

O modelo DACHSER Emission-Free Delivery (...) será lançado em onze áreas metropolitanas europeias até o final de 2022, sendo o Porto uma das primeiras cidades contempladas.

Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER.

Distribuição mais consciente e amiga do ambiente a nível europeu

“O modelo DACHSER Emission-Free Delivery já ganhou um prémio federal de logística urbana sustentável, na Alemanha, e será lançado em onze áreas metropolitanas europeias até o final de 2022, sendo o Porto uma das primeiras cidades contempladas”, conta Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia na DACHSER. Para o responsável, o operador logístico “está totalmente empenhado em contribuir para a proteção climática, procurando, ativamente, implementar uma estratégia focada na eficiência do consumo de energia, dos processos de produção e logística, promovendo, ainda, a inovação e a responsabilidade inclusiva”. 

DACHSER Emission-Free Delivery chegará a 11 áreas metropolitanas europeias até ao final do ano.
DACHSER Emission-Free Delivery chegará a 11 áreas metropolitanas europeias até ao final do ano.

O DACHSER Emission-Free Delivery foi lançado em dezembro de 2018, num projeto piloto na cidade alemã de Estugarda, e contou, também, com o FUSO eCanter. Desde então, este modelo de distribuição sustentável para entregas de grupagem expandiu, estando, agora, também presente em Friburgo (Alemanha), Oslo (Noruega) ou, ainda, Praga (Républica Checa). Até ao final do ano, serão 11 as áreas metropolitanas europeias a integrar esta rede “zero emissões”, sendo que, muito em breve, esta operação irá arrancar em Madrid (Espanha). A introdução deste modelo materializa uma série de medidas que a DACHSER planeia implementar nos próximos anos como parte de sua estratégia de proteção climática a longo prazo. 

Até ao final do ano, serão 11 as áreas metropolitanas europeias a integrar esta rede “zero emissões”, sendo que, muito em breve, esta operação irá arrancar em Madrid (Espanha).

Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER.

Serviços de distribuição sustentável

Com o inovador conceito DACHSER Emission-Free Delivery, o operador logístico assegura a entrega de mercadorias, com recurso apenas a veículos com zero emissões poluentes, a nível local, conseguindo, também, diminuir a poluição sonora nos centros urbanos. Para isso, a multinacional vai, ainda, expandir a sua frota de veículos “zero emissões”, adotando mais camiões elétricos e pontos de carregamento, estando, ainda, a testar camiões movidos a hidrogénio. Paralelamente, a DACHSER está a redobrar os seus esforços para rentabilizar o espaço de carga, utilizando-o da forma mais eficiente possível. Acrescente-se que, desde o início do ano, o operador logístico compra apenas eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, num aumento da proporção de energia verde da empresa de 60 para 100 por cento. Refira-se, também, que a multinacional já se encontra a instalar e a expandir os sistemas fotovoltaicos nas suas instalações logísticas e escritórios europeus.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro