DACHSER instala Blue Box para aprendizagem digital na filial do Porto
Equipamento inovador de aprendizagem permite que os colaboradores tenham acesso a formação personalizada no próprio armazém
A DACHSER, multinacional líder no setor da logística e transporte, acaba de instalar uma unidade de aprendizagem digital, a DACHSER Blue Box, na sua filial no Porto. Esta “cabine” de aprendizagem é a primeira na Península Ibérica e apenas a sexta na Europa, representando um avanço significativo na formação e desenvolvimento dos operadores de armazém da empresa.
A Blue Box da DACHSER potencia um ambiente de aprendizagem que combina a mais recente tecnologia e um design inovador para proporcionar uma experiência de eLearning imersiva e eficiente. Este conceito inovador foi reconhecido com o prémio eLearning Award 2024 na Alemanha, destacando-se como uma ferramenta essencial para a formação contínua no setor logístico. A multinacional alemã complementa este recurso com uma plataforma de ensino digital acessível a toda a organização, 382 localizações a nível mundial, através de um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS). Neste ponto refira-se que este sistema permite que as filiais criem e carreguem conteúdos personalizados de formação, além de gerirem o progresso dos seus colaboradores.
A logística é um negócio de pessoas e, para nós, a formação é um elemento chave na estratégia de Recursos Humanos da empresa. Por isso decidimos que todos os nossos colaboradores devem ter um acesso facilitado à aprendizagem digital.
Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSERA DACHSER Blue Box oferece um acesso fácil e imediato ao vasto mundo de eLearning da empresa, incluindo módulos sobre Gestão de Mercadorias Perigosas ou ainda tópicos específicos da DACHSER, como o @ILO e Normas relativas aos Terminais de Trânsito. Estas sessões complementam a formação tradicional presencial, proporcionando uma compreensão mais profunda e detalhada de tópicos críticos da área da logística. Para atender às necessidades de uma operação em constante mudança, a Blue Box foi projetada com uma abordagem “plug and play”. A sua mobilidade é facilitada por um sistema de guias para empilhadores e rodas para movimentação manual, permitindo que seja deslocada e reinstalada em poucos minutos. Além disso, a cabine está equipada com proteção contra impactos e um sistema de cancelamento de ruído, criando um ambiente ideal para a aprendizagem.
Formação adaptada às necessidades dos operadores de armazém
A instalação da Blue Box traz inúmeras vantagens para os operadores de armazém, tendo em conta que lhes permite acesso a breves sessões de formação adaptadas às suas necessidades específicas, em horários flexíveis, inclusive durante turnos noturnos. Para além disso, facilita a formação contínua sobre tópicos específicos do setor, ou sobre procedimentos específicos de armazém, como a carga ou descarga de mercadoria, melhoria contínua, entre outros. O progresso da aprendizagem é monitorizado de forma eficaz, eliminando a necessidade de registos em papel e permitindo a repetição regular de conteúdos, melhorando significativamente os resultados das formações e aumentando a autonomia dos colaboradores.
“A logística é um negócio de pessoas e, para nós, a formação é um elemento chave na estratégia de Recursos Humanos da empresa. Por isso decidimos que todos os nossos colaboradores devem ter um acesso facilitado à aprendizagem digital”, afirma Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER. Rui Lopes, Branch Manager da filial DACHSER no Porto, onde a Blue Box tem sido utilizada nas últimas semanas, afirma que “quando nos propuseram receber a Blue Box, a nossa aceitação foi imediata”. E acrescenta: “Este equipamento foi pensado especialmente para os colaboradores que não utilizam computador na execução das suas tarefas – como os operadores logísticos e motoristas – e dá-lhes acesso aos mais variados conteúdos de eLearning, desenvolvidos especificamente para cada função e disponíveis em 26 línguas. Acima de tudo, é um equipamento que promove, verdadeiramente, a inclusão”.