DACHSER organiza primeiro voo charter de Hong Kong ao Porto
Para dar resposta a um pedido urgente por parte de um dos seus clientes, a DACHSER Portugal Air & Sea Logistics coordenou toda a operação de fretamento, em articulação com a DACHSER Hong Kong, numa combinação perfeita de serviços standard e personalizados.
A DACHSER continua a voar alto, mesmo em tempos de pandemia. Para dar resposta a um pedido urgente, a multinacional de logística organizou, pela primeira vez, um voo charter de Hong Kong ao Porto. Esta resposta especial foi assegurada pela equipa da DACHSER Portugal Air & Sea Logistics (ASL), que coordenou toda a operação, em articulação com a DACHSER Hong Kong. Com o objetivo de reduzir as distâncias e aumentar as oportunidades, a DACHSER reforça, assim, a sua posição como empresa de logística que está pronta para oferecer uma combinação perfeita de serviços standard e personalizados – no âmbito da sua rede –, mesmo em ocasiões extraordinárias, como é o caso.
O primeiro passo foi encontrar o avião adequado para o serviço – escolha assegurada por equipas especiais, que, dependendo da carga a transportar, selecionam o tipo de aeronave mais indicado – neste caso, um avião cargueiro com capacidade de transporte de até 100 toneladas. Em Hong Kong, a DACHSER recebeu a mercadoria de vários fornecedores e preparou-a para ser carregada. Em 10 dias, o avião estava pronto – operação que exigiu uma grande capacidade por parte da equipa, uma vez que foi realizada em pleno ano novo chinês, período em que os recursos operacionais são muito limitados.
A carga seguiu, posteriormente, para o aeroporto do Porto. Já em Portugal, a equipa local da DACHSER ASL ficou encarregue de todo o processo, desde a receção da mercadoria até à gestão dos trâmites aduaneiros, terminando na entrega ao cliente final através da rede European Logistics (transporte terrestre) da empresa.
Voos charter permitem voar alto mesmo em plena pandemia
Para compensar a diminuição da capacidade de carga aérea – que ocorreu devido à pandemia e à consequente suspensão dos voos de passageiros – verificada em todo o mundo, a DACHSER fretou, só em 2020, mais de 100 aviões, o que atesta a importância deste serviço para contornar as condições adversas provocadas pelo surto de Covid-19 no mercado global. Esta foi, contudo, a primeira vez que este serviço abrangiu a rota Hong Kong – Porto.
Na China, a equipa da DACHSER tem a capacidade de receber cargas, tanto na China continental como em Hong Kong e pode ainda gerir o transporte terrestre se necessário. Além do picking, da paletização (processo essencial uma vez que é muito importante preparar paletes em conformidade com as normas internacionais) e da rotulagem, a DACHSER oferece outros serviços de valor acrescentado, como o repacking da carga, sempre que necessário. Refira-se que a empresa trabalha, também, com mercadorias perigosas, cumprindo a norma IATA DGR.
Em Portugal, os segmentos de negócio DACHSER Air & Sea Logistics e DACHSER European Logistics – que contam com mais de 200 colaboradores em sete localizações – trabalham em estreita cooperação para oferecer um serviço de excelência em todas as soluções de transporte e armazenamento. Com vários escritórios e armazéns de Norte a Sul do país, as equipas asseguram todo o tipo de operações logísticas, tais como a receção da carga, o desalfandegamento da mercadoria, a entrega ao cliente final ou, até mesmo, a gestão de projetos especiais. Sempre que necessário, o serviço pode ser realizado porta-a-porta, o que é especialmente importante no caso do transporte de mercadorias de valor.