DACHSER premiada pelo sucesso da sua comunidade
Na DACHSER, mais de mil funcionários já são capazes de desenvolver aplicações por conta própria como “citizen developers”. A comunidade continua a crescer e está a dar um contributo significativo para a digitalização de processos analógicos de forma independente, rápida e simples. Os especialistas descentralizados estão altamente empenhados em desenvolver soluções por si próprios nos seus locais de trabalho e em melhorá-las continuamente.

Sob o lema “going paperless”, a DACHSER já poupou mais de 10 milhões de páginas de papel em vários processos, uma vez que muitos casos de utilização podem ser desenvolvidos e digitalizados com o sistema modular. A abordagem do Citizen Development não contribui apenas para a digitalização, como poupa, também, recursos. Neste caso, refira-se que para as 10,2 milhões de páginas, seriam necessários mais de 570 mil litros de água ou mais de 212 mil kWh de eletricidade, se fosse utilizado papel reciclado como base.
“Estamos muito orgulhosos com este reconhecimento da nossa crescente comunidade global de Citizen Development”, explica Jan Herzig, Team Lead Digital Platform Products na Corporate Digital Innovation & Development. “Temos, contudo, e ainda, muito a fazer, uma vez que existem alguns processos baseados em papel na empresa que os colaboradores podem digitalizar por conta própria. Com a solução smapOne, podemos permitir-lhes fazer isso. Criar as nossas próprias aplicações pode ser também divertido, como mostra o feedback positivo da empresa”.
“O objetivo é reforçar a mentalidade digital dos funcionários, incentivando a criatividade neste campo”, afirma Jürgen Sakry, Department Head dos Serviços Partilhados. “São diretrizes importantes e claras. É, por isso, que a Citizen Developer Community da DACHSER recebe formação e apoio de uma equipa de auditoria central. Esta equipa garante, também, que todas as aplicações são de alta qualidade e cumprem os regulamentos de proteção de dados. São criados modelos corporativos para evitar desenvolvimentos redundantes”, acrescenta.
Como funciona a formação?
O desenvolvimento do cidadão é uma tendência empresarial e uma parte fundamental da transformação digital. Os funcionários que não possuem competências específicas em TI ou programação, mas que são tecnologicamente experientes, têm a oportunidade de utilizar ambientes de desenvolvimento (as chamadas plataformas sem código) para criar aplicações por conta própria que trazem valor para a empresa e otimizam os processos. Estes trabalhadores são conhecidos como “citizen developers”.