DACHSER promove iniciativa contra a escassez de trabalhadores qualificados
A escassez de motoristas e de trabalhadores qualificados é uma preocupação para a economia e para o setor da logística, em particular, sendo um dos fatores críticos de entrave ao crescimento futuro. Com a DACHSER Service und Ausbildungs GmbH, o prestador de serviços de logística lançou, há dez anos, uma estratégia de qualificação sustentável. Atualmente, a DACHSER é um dos maiores formadores de motoristas profissionais na Alemanha.
Sem motoristas profissionais, quase nada funciona. A economia ficaria paralisada e as prateleiras dos supermercados e dos grandes armazéns ficariam vazias. Mas o setor dos transitários não dispõe de jovens motoristas. O estudo "Addressing capacity bottlenecks in logistics with a focus on drivers", publicado no início de 2023, avalia o défice na Alemanha em mais de 70 000 trabalhadores qualificados. E cerca de mais 20.000 postos de trabalho para motoristas poderão ficar por preencher todos os anos. As causas são múltiplas: horários de trabalho pouco apelativos, salários pouco competitivos, mas também falta de valorização social. Resultado: o setor dos transportes sofre de um problema de imagem e a profissão de condutor é frequentemente vista de forma negativa. Um relatório divulgado pela União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) considera que a falta de motoristas é um problema europeu e mundial, com mais de três milhões de postos de trabalho por preencher em 36 países inquiridos.
“A escassez de trabalhadores qualificados é uma tendência geral do mercado que afeta todo o setor da logística”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da DACHSER. “Temos de fazer esforços cada vez maiores para preencher as vagas”, acrescenta. Foi devido a esta adversidade que a DACHSER começou, há dez anos, por ser uma das primeiras empresas de logística a lançar uma estratégia de qualificação, ao fundar a DACHSER Service und Ausbildungs GmbH. O objetivo passa por atrair jovens para a profissão de motorista, inspirá-los, formá-los e mantê-los no mercado a longo prazo, idealmente mais tarde como parceiros de transporte independentes.
“A valorização, as perspetivas, a responsabilidade pessoal e o salário são os fatores mais importantes para tornar a profissão mais atrativa”, afirmou Hendrik Jansen, Managing Director da DACHSER Service und Ausbildungs GmbH, que está envolvido na iniciativa desde o seu início.
Tornar o trabalho entusiasmante
Desde então, todos os anos, cerca de cem formandos iniciam a formação para se tornarem motoristas profissionais. "Profissionalizámos a formação contínua e colocamos à prova todos os processos relacionados com o mundo da condução", afirma Jansen. Isto também incluiu, por exemplo, a contratação de gestores de frota em todas as filiais alemãs da DACHSER, que têm uma função chave dentro do processo e estão dedicados às necessidades dos motoristas.
"Na DACHSER, os trabalhadores de todos os níveis operacionais são importantes e têm o seu próprio estatuto. Esta valorização e cultura de trabalho também se refletem ao nível dos motoristas profissionais através de locais de trabalho modernos e agradáveis." Hendrik Jansen
"Na DACHSER, os trabalhadores de todos os níveis operacionais são importantes e têm o seu próprio estatuto. Esta valorização e cultura de trabalho também se refletem ao nível dos motoristas profissionais através de locais de trabalho modernos e agradáveis." explica Jansen. As análises de fluxo de valor, que a DACHSER realiza regularmente nas suas filiais, permitem identificar todos os processos relacionados com o trabalho diário dos motoristas e identificar o potencial de otimização e as oportunidades de desenvolvimento. Também aqui, as preocupações dos motoristas são sempre explicitamente tidas em conta.
Priorizar o bom ambiente
“Encontrar bons motoristas é essencial. Contudo, é igualmente importante mantê-los e motivá-los ainda mais”, diz Hendrik Jansen. Ao fazê-lo, também é preciso estar atento à mudança de atitude das pessoas em relação ao trabalho. “Hoje em dia, o que está em causa são questões como o equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada, a mudança na comunicação ou o trabalho com significado e sentido. E são precisamente estas as alavancas em que estamos a trabalhar. Se conseguirmos mudar a forma como lidamos com os nossos condutores – e isto não se aplica apenas à DACHSER – então conseguiremos provocar uma mudança cultural e um consequente maior apreço por esta profissão e pelas pessoas que a exercem”, reitera o responsável.
Mesmo que isso, por si só, não resolva a escassez estrutural e global de motoristas, a DACHSER Service und Ausbildungs GmbH deu o exemplo. "A logística sustentável é determinada pela qualidade do serviço e pelas pessoas que o prestam todos os dias", afirma Alexander Tonn. "Queremos capacitar os motoristas, dar-lhes as melhores condições e valorizá-los no que fazem. A formação e a educação contínua são os pilares que permitem alcançar este objetivo. E é aqui que entra a nossa iniciativa."
A DACHSER Service und Ausbildungs GmbH foi fundada pela DACHSER em 2014. O objetivo da filial da empresa é atrair, inspirar e formar pessoas para a profissão de motorista através de um programa de educação e formação contínua exemplar e assegurar a sua presença no mercado a longo prazo. A qualidade da formação, a valorização e a comunicação são fundamentais para esta iniciativa.
Os motoristas formados pela DACHSER trabalham geralmente para parceiros de transporte que fazem serviços para a DACHSER, entre outros, depois de concluírem a sua formação. A empresa de logística tem, por isso, todo o interesse em manter a próxima geração estreitamente ligada à família DACHSER. A equipa da DACHSER Service und Ausbildungs GmbH também ajuda os motoristas formados a dar o passo para o trabalho independente, por exemplo.
Os pilares deste conceito da DACHSER são a formação, a profissionalização e o apoio no caminho para formarem empresas de transporte independentes. O gestor de frota desempenha um papel fundamental, sendo responsável pela formação e atuando também como elo de ligação entre os motoristas, os parceiros de transporte e a respetiva filial. É também responsável pela implementação do programa de formação uniforme no local. Todos os anos, cerca de 100 pessoas iniciam uma formação para se tornarem condutores profissionais na DACHSER Service und Ausbildungs GmbH.