voltar

DACHSER realiza transporte pesado entre dois continentes

O operador logístico efetuou o transporte de uma autoclave de quase 60 toneladas da Alemanha para o sul da Índia, destinada a uma empresa aeroespacial em Bangalore. As equipas da Air & Sea Logistics na Alemanha e na Índia trabalharam lado a lado para assegurar o melhor resultado logístico.

A DACHSER confiou na experiência das suas equipas de Air & Sea Logistics na Alemanha e na Índia para transportar uma autoclave de quase 60 toneladas.

Quando enormes contentores industriais são transportados por camião ou navio, geralmente não parece apenas espetacular: existe também uma complexa operação logística por detrás. No caso de uma autoclave de quase 60 toneladas – um recipiente hermético de pressão de vapor –, a DACHSER combinou a experiência das suas equipas de Air & Sea Logistics na Alemanha e na Índia e transportou o colossal contentor desde o fabricante de máquinas e instalações, em Renânia do Norte-Vestefália, na Alemanha, até Bangalore, no sul da Índia. Uma abordagem orientada para o cliente e uma planificação precisa das equipas internacionais foram cruciais para o sucesso deste transporte.

A empresa ficou ainda responsável pela deslocação de um dispositivo giratório e uma estrutura em forma de anel  de cinco toneladas. As dimensões da autoclave, por si só, eram impressionantes, com um comprimento de mais de 15 metros e um diâmetro de mais de cinco metros. O destino: uma empresa aeroespacial em Bangalore, um local de referência para a indústria de alta tecnologia indiana.

Experiência e know-how em demanda

Após uma intensa preparação e planificação, a autoclave saiu da fábrica, em Coesfeld, perto de Münster, na Alemanha, e chegou por camião de caixa aberta à vizinha Lüdinghausen. Aí, foi carregado por um guindaste móvel de 450 toneladas para uma embarcação, que transportou o colosso por rio até Antuérpia, na Bélgica. A partir da cidade belga, a carga viajou como "break bulk", ou seja, não foi acondicionada num contentor como acontece geralmente no transporte marítimo, até Chennai, na Índia, na Baía de Bengala. A viagem durou 21 dias.

“O sucesso deste tipo de projetos de transporte está dependente da coordenação e cooperação de todas as partes envolvidas, para que tudo encaixe na perfeição”, refere Claus Freydag, Managing Director Air & Sea Logistics da DACHSER na Alemanha. “Com a nossa abordagem focada no cliente, soluções personalizadas e uma rede global de especialistas em logística, somos um parceiro de confiança no que toca a projetos de transporte”, conclui.

Planeamento meticuloso do transporte na Índia

Em Chennai, as equipas da Dachser Índia assumiram o controlo da operação, ficando responsáveis pelo trajeto, de quase 350 quilómetros, desde o porto de Chennai até às instalações do cliente, em Bangalore. Entre os preparativos necessários para o transporte rodoviário das peças industriais de grandes dimensões, destacam-se o processamento das autorizações necessárias junto da administração local para movimentar o reboque de plataforma baixa, a substituição dos 28 pneus do veículo para permitir a passagem por uma via subterrânea e, ainda, a remoção de blocos de betão em frente à fábrica no destino.

O percurso na Índia, que teve a duração de duas semanas, foi supervisionado por um veículo de escolta. “Graças ao meticuloso planeamento e à cooperação de todos os envolvidos, conseguimos, uma vez mais, dominar uma entrega excecional”, sublinha Huned Gandhi, managing director do subcontinente indiano da Dachser.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro