DACHSER reforça crescimento graças a aquisições estratégicas 

As receitas do grupo aumentaram 13 por cento em 2024. Foram registados investimentos recorde num total de aproximadamente 490 milhões de euros. Estão planeados investimentos adicionais de quase 400 milhões de euros para 2025.

O fornecedor global de logística DACHSER registou um crescimento considerável em 2024. A multinacional ultrapassou, no último ano, a marca dos oito mil milhões de euros (8.027 mil milhões de euros) e alcançou um aumento de 13% nas vendas. A empresa registou, também, aumentos significativos em inúmeros setores-chaves, destacando-se, aqui, o número de colaboradores (+3.300), as localizações (+56) e o espaço de armazenamento (+720.000), em comparação com o ano anterior. 

A DACHSER registou um crescimento considerável em 2024 e ultrapassou a marca dos 8 mil milhões com um aumento de 13% nas vendas.
A DACHSER registou um crescimento considerável em 2024 e ultrapassou a marca dos 8 mil milhões com um aumento de 13% nas vendas.

Este crescimento deve-se, em grande parte, às aquisições da DACHSER & FERCAM Italia, da Frigoscandia e da Brummer, processos com um enorme impacto no balanço de 2024. Aqui, refira-se que, se analisarmos os resultados sem aquisições, o crescimento da DACHSER situa-se nos 4,7%, em comparação com o ano anterior. Olhando para os fatores de crescimento, a resiliência da rede europeia de grupagem e o aumento das taxas de frete aéreo e marítimo foram, sem dúvida, aspetos determinantes. Os volumes transportados aumentaram 7,6%, para 83,2 milhões de envios, e a tonelagem cresceu 10,2%, para 44,1 milhões. 

Para se alcançar um desenvolvimento mais dinâmico, a multinacional necessitava, contudo, dos impulsos de crescimento da Alemanha e da Europa: “Os custos elevados, a fraca produção empresarial e o declínio do consumo privado também afetaram a nossa atividade. Ao mesmo tempo, as múltiplas crises que enfrentamos atualmente em todo o mundo são um teste de resistência constante para os nossos clientes e, por conseguinte, também para nós”, afirma Burkhard Eling, CEO da DACHSER. 

Graças a esta política empresarial anti-cíclica, saímos mais fortes e mais competitivos das crises anteriores. E será o caso também desta vez

Burkhard Eling, CEO da DACHSER

A DACHSER aproveitou a sua estabilidade e solidez financeira para efetuar grandes investimentos. Em 2024, a empresa duplicou o investimento, para 490 milhões de euros, em comparação com o ano anterior, em aquisições de empresas, localizações, mão de obra, digitalização e medidas de proteção climática, como a expansão da mobilidade elétrica. A multinacional tem previstos, agora, em 2025, investimentos adicionais de quase 400 milhões de euros para a rede DACHSER. “Quem atuar em tempos de recessão e investir de forma inteligente e consistente terá o vento a seu favor na próxima fase de expansão”, afirma Burkhard Eling. “Graças a esta política empresarial contracíclica, saímos mais fortes e competitivos das crises passadas”. 

Em 2024, o número de colaboradores aumentou em mais de 3.300, para cerca de 37.300 e o número de localizações cresceu – mais 56 –, fixando-se, agora, nas 433 em todo o mundo. Mais uma vez, estes números refletem as aquisições realizadas no ano anterior em Itália, no norte da Europa, na Alemanha e na Áustria. Além disso, a joint venture foi no Japão, que foi lançada em 2024, foi também incluída pela primeira vez. 

Desenvolvimento da atividade em pormenor

A área de negócio Road Logistics, na qual a DACHSER combina o transporte e o armazenamento de bens industriais e de consumo (European Logistics), bem como o de alimentos (Food Logistics), aumentou o seu volume de negócios em 10,9 %, para 6,4 mil milhões de euros em 2024. 

A linha negócio European Logistics aumentou o volume de negócios em 8,1%, para 4,8 mil milhões de euros. Já o número de envios cresceu 6,5% e a tonelagem 2,8%. A atividade das unidades de negócio europeias foi marcada por uma forte pressão dos custos em setores-chave, uma crescente sensibilidade dos clientes aos preços e uma concorrência acrescida, devido à fraca procura de transportes e armazenamento. “O facto de termos conseguido crescer, não só através de aquisições, mas, também, organicamente, num mercado estagnado, demonstra a confiança dos nossos clientes na elevada fiabilidade e qualidade da nossa rede”, afirma Burkhard Eling. 

A linha de negócio Food Logistics atingiu uma nova dimensão europeia com a integração da Müller em 2023 e da Frigoscandia e Brummer em 2024. O volume de negócios aumentou exatamente 20%, para 1,7 mil milhões de euros, as expedições 14,3%, para 12,4 milhões e as tonelagens 31,5%, para 13,9 milhões de toneladas. Burkhard Eling explica: “Adquirimos empresas que desenvolveram, com sucesso, áreas de negócio para além da logística de produtos frescos, que se dirigem a segmentos de clientes e mercados adicionais na Europa e que, por último, mas não menos importante, têm frotas próprias e significativas de camiões. Tudo isto faz parte do novo posicionamento estratégico de mercado da DACHSER Food Logistics”.  

Já o volume de negócios na área de Air & Sea Logistics aumentou exatamente 22%, no ano de 2024, situando-se, agora, nos 1,6 mil milhões de euros. Aqui, é importante destacar que a DACHSER beneficiou de desenvolvimentos especiais no transporte curto prazo, que aumentaram as taxas de frete aéreo e marítimo. É importante, ainda, mencionar a crise de estrangulamento no Mar Vermelho e o negócio de e-commerce entre a China e a Europa. 

A Contract logistics, a combinação de transporte, o armazenamento e serviços de valor acrescentado específicos do cliente desempenharam, também, um papel importante na estratégia de crescimento da DACHSER em 2024. Graças ao investimento de expansão e às capacidades das empresas adquiridas, o número de espaços para paletes aumentou cerca de 720.000, para um total de 3,8 milhões. Os clientes da DACHSER podem, agora, usufruir de serviços de armazém em 190 locais em todo o mundo.  

Para 2025, Burkhard Eling prevê outro ano muito difícil para a logística, com apenas pequenos impulsos de crescimento na Europa. “Vemos que o desempenho económico na Europa estagnou e é acompanhado por ajustamentos de capacidade, em alguns casos, dolorosos. Aqui, inclui-se a necessidade de gerir processos de transformação em setores-chave, como a indústria automóvel, e em setores de energia intensiva, como os produtos químicos”. Além disso, as incertezas globais e o perigo de recessão económica aumentaram devido ao protecionismo, à ameaça de tarifas e contra-tarifas, assim como aos conflitos geopolíticos. 

Neste contexto, o crescimento fora da Europa é importante para a DACHSER. “Concentraremos a nossa atenção no reforço da presença nas regiões das Américas e da Ásia, assim como na ligação destes mercados à nossa vantagem competitiva única, a nossa rede europeia de grupagem. Quanto maior for a nossa presença global, maior será a resiliência”, afirma Eling. 

Press_release_DACHSER_financial_year_2024 PDF (0,21 MB)
DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Maria Hernansanz