DACHSER torna-se membro da Associação Alemã DWV para apoiar o desenvolvimento das tecnologias de hidrogénio no setor dos transportes
No dia 1 de janeiro de 2021, a DACHSER juntou-se à Associação Alemã de Hidrogénio e Células de Combustível (DWV), um grupo de interesse que defende a rápida introdução do hidrogénio como fonte de energia e promove a tecnologia de pilhas de combustível desde 1996. A DACHSER também participará do Cluster HyLogistics da Associação.
Fabricantes de veículos, produtores de energia renovável e empresas de logística uniram forças para estabelecer este novo grupo de trabalho, que tem como objetivo fornecer apoio político na preparação e introdução de camiões a pilhas de combustível no mercado, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no transporte de mercadorias e representar esses interesses perante os legisladores e ministérios alemães e Europeus.
“O transporte rodoviário de mercadorias gera cerca de 5% de todas as emissões de gases com efeito de estufa na União Europeia. A tecnologia de pilhas de combustível de hidrogénio oferece a melhor probabilidade de atingir, a longo prazo, a meta de «Veículo de emissões zero», especialmente no transporte de longa distância”, afirma Stefan Hohm, Chief Development Officer da DACHSER. “A nossa integração na Associação DWV marca um passo importante na preparação da rede DACHSER, junto com parceiros de transporte e motoristas, para enfrentar as mudanças no setor dos transportes”, continua Hohm.
Tecnologia apelativa para o transporte de mercadorias
O que torna as tecnologias de hidrogénio e pilhas de combustível tão apelativas para o transporte rodoviário de mercadorias é o alto nível de eficiência do sistema fornecido pelas pilhas de combustível, que excede em muito o dos motores de combustão. Além do mais, esta tecnologia tem a vantagem de apresentar zero emissões locais de óxido de nitrogênio, CO2 e partículas. Estamos muito satisfeitos de poder contar com a DACHSER, um operador de logística líder de mercado, como um dos nossos membros”, afirma Werner Diwald, Presidente do Conselho da Associação DWV.