DACHSER vai alargar a mais 11 cidades o modelo de distribuição para entregas locais sem emissões

Para um futuro cada vez mais sustentável, a iniciativa DACHSER Emission-Free Delivery vai abranger pelo menos 24 cidades até 2025. Porto é uma das 13 cidades onde o modelo já está em funcionamento.

Camião elétrico no Porto, uma das 13 cidades europeias onde o modelo de logística urbana sustentável DACHSER Emission-Free Delivery já está em funcionamento.
Camião elétrico no Porto, uma das 13 cidades europeias onde o modelo de logística urbana sustentável DACHSER Emission-Free Delivery já está em funcionamento.

No âmbito do seu projeto estratégico City Distribution, que visa uma distribuição urbana mais sustentável, a DACHSER lançou o modelo DACHSER Emission-Free Delivery, dedicado a realizar entregas livres de emissões. O Porto é uma das 13 cidades europeias onde este modelo de logística urbana sustentável já está em funcionamento, juntamente com cidades como Madrid, Paris, Berlim, Dortmund, Estugarda, Munique, Copenhaga, Oslo ou Praga. A meta da empresa é expandir este modelo a pelo menos mais 11 cidades até ao final de 2025, incluindo Barcelona e Málaga.

Com vista à ampliação deste modelo a outras localizações, a DACHSER tem conduzido uma série de testes na sua filial em Málaga, utilizando um camião 100% elétrico. Estes testes são realizados em condições reais de tráfego e incluem variáveis como o peso da carga, diferentes horários e dias de circulação, mudanças de rotas, número de paragens, e testes de recarga de bateria durante as rotas, com e sem ar condicionado.

As operações de teste realizadas durante o mês de julho, em diferentes zonas de Málaga, permitiram-nos recolher informações valiosas que nos vão ajudar a implementar as entregas livres de emissões de uma forma mais eficiente.

Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da DACHSER

Lançado em 2018 pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da DACHSER, o modelo DACHSER Emission-Free Delivery integra a estratégia de longo prazo da empresa para a proteção climática, sendo mais um passo em direção a um futuro sustentável. A DACHSER tem como objetivo, até 2025, expandir esta iniciativa a 24 cidades europeias, utilizando uma frota composta por bicicletas, furgões e camiões elétricos, adaptados às necessidades locais de cada filial.

Em Málaga, por exemplo, o modelo DACHSER Emission-Free Delivery entrará em funcionamento no início de 2025, com um veículo de 7,5 toneladas, da marca JAC, com uma autonomia de até 230 quilómetros. A delegação da DACHSER em Málaga também terá a sua própria estação de carregamento para permitir uma carga completa em cinco horas.

Por agora, a DACHSER continua a operar em Málaga com um pequeno veículo 100% elétrico, colocado em circulação em 2015, como parte do projeto "Distribuição Ecológica no Centro da Cidade", promovido pela Câmara Municipal de Málaga. Este veículo elétrico, que circula a uma velocidade de apenas 7 km/h, transporta encomendas diariamente na parte antiga da cidade, uma zona maioritariamente pedonal com restrições de acesso e horários de circulação fixos. As mercadorias são armazenadas num microhub, localizado no centro histórico da cidade, que serve de apoio para operações locais livres de emissões.

Benefícios para o ambiente e para os condutores

O modelo de entregas sem emissões da DACHSER oferece várias vantagens, a começar pela melhoria da qualidade do ar e a redução do ruído do tráfego nos perímetros urbanos. Os veículos elétricos eliminam a emissão de gases poluentes para a atmosfera e a frota é alimentada com eletricidade proveniente de fontes renováveis. A par de uma significativa redução das emissões sonoras, também os condutores deixam de estar expostos às vibrações do motor durante a condução.

Ao promover o desenvolvimento sustentável e ao focar-se na eficiência energética, na inovação e na responsabilidade ambiental, a DACHSER está a abrir caminho para uma logística mais sustentável, juntamente com os seus clientes e parceiros de negócio.

O DACHSER Emission-Free Delivery foi lançado em dezembro de 2018, num projeto piloto na cidade alemã de Estugarda. Desde então, este modelo de distribuição sustentável para entregas locais sem emissões foi sendo alargado, estando atualmente presente em 11 áreas metropolitanas europeias. A introdução deste modelo materializa uma série de medidas que a DACHSER planeia implementar ao longo dos próximos anos como parte de sua estratégia de proteção climática a longo prazo.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro