DACHSER vai expandir frota elétrica europeia com 50 eActros LongHaul
Acordo estabelecido com a Mercedes-Benz Trucks
Como parte da estratégia de proteção climática, a DACHSER vai adquirir 50 eActros LongHaul. Camiões elétricos, que satisfazem os mesmos requisitos de durabilidade que um Actros convencional de longa distância comparável, terão autonomia de cerca de 500 km e estarão prontos para produção em série até 2024.
A DACHSER vai expandir a sua frota elétrica europeia com 50 camiões eActros LongHaul, tendo já assinado uma “carta de intenção” (Letter of Intent) com a Mercedes-Benz Trucks. O fornecedor de serviços de logística pretende utilizar o eActros LongHaul configurado como um veículo de caixa móvel (swap body) de 6x2, com uma altura de armazenamento de 1,120 mm. Este modelo de camião elétrico, com uma autonomia de cerca de 500 km com uma carga, deverá estar pronto para produção em série até 2024.
Recorde-se que o eActros LongHaul foi apresentado na mais recente edição da feira internacional IAA Transportation, que decorreu de 20 a 25 de setembro, em Hanôver, na Alemanha. O maior evento da indústria de transporte e logística a nível global – que tem lugar na cidade a cada dois anos – contou, em 2022, com mais de 1.400 expositores de empresas de mais de 40 países e teve um foco especial na inovação, eficiência, sustentabilidade, eletrificação e neutralidade carbónica, caraterísticas que estão a definir e irão continuar a marcar o futuro do setor.
Alexander Tonn, chief operating officer (COO) Road Logistics da DACHSER, refere que “este acordo sublinha o nosso compromisso com o desenvolvimento e teste de condução de veículos comerciais amigos do ambiente. A grande autonomia do eActros LongHaul permitir-nos-á transportar mercadorias entre as nossas filiais europeias sem emissões, mesmo em tráfego de carga pesada e em transporte de longa distância. Esta é uma componente importante da estratégia de proteção climática a longo prazo da DACHSER".
Para Stina Fagerman, responsável de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, “a DACHSER é um parceiro muito valioso para nós no que diz respeito ao transporte sustentável, desde já pelo empenho demonstrado na fase de testes durante o desenvolvimento do eActros 300/400 para o transporte de cargas pesadas. Estamos ainda mais satisfeitos por estarem agora, também, a planear apostar no eActros LongHaul, reforçando a nossa estratégia de eletrificação".
Este acordo sublinha o nosso compromisso com o desenvolvimento e teste de condução de veículos comerciais amigos do ambiente.
Alexander Tonn, chief operating officer (COO) Road Logistics da DACHSEREstratégia de eletrificação da DACHSER
A DACHSER tem vindo a utilizar veículos elétricos a bateria (BEV), como o FUSO eCanter e o eActros, desde 2018, como parte do seu conceito de entrega urbana sustentável "DACHSER Emission-Free Delivery". Em onze cidades europeias, as carrinhas e camiões elétricos a bateria da empresa entregam todas as mercadorias, localmente e sem emissões de CO2, numa área definida nos centros urbanos. Na última milha – ou last mile –, a DACHSER também utiliza bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as mercadorias.
Refira-se que o projeto-piloto iniciado em Estugarda foi vencedor do concurso “Logística Urbana Sustentável" do Ministério Federal Alemão do Ambiente e da Agência Federal do Ambiente em 2018. Stefan Hohm, chief development officer (CDO) da DACHSER afirma: "Temos tido muito boas experiências na logística urbana com o desempenho dos veículos BEV. Era, portanto, lógico dar o próximo passo – na condução de longa distância – juntamente com a Mercedes-Benz Trucks".
Temos tido muito boas experiências na logística urbana com o desempenho dos veículos BEV. Era, portanto, lógico dar o próximo passo – na condução de longa distância – juntamente com a Mercedes-Benz Trucks.
Stefan Hohm, chief development officer (CDO) da DACHSERSobre o eActros LongHaul da Mercedes-Benz
Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão a conceber o eActros LongHaul para que o veículo e os seus componentes satisfaçam os mesmos requisitos de durabilidade que um Actros pesado convencional de longa distância comparável – isto significa que terá de ter a capacidade de percorrer 1,2 milhões de km na estrada ao longo de um período de 10 anos.
As baterias utilizadas no eActros LongHaul empregam a tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), que se caracterizam, sobretudo, por uma longa vida útil e por uma energia mais utilizável. Estas podem ser carregadas dos 20 aos 80 por cento em menos de 30 minutos num posto de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt. Três baterias proporcionam uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh, enquanto dois motores elétricos, como parte de um novo eixo elétrico, geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de mais de 600 kW.
Além da unidade de tração, a Mercedes-Benz Trucks produzirá, também, variantes rígidas do eActros LongHaul logo no lançamento para o mercado. Isto oferecerá aos clientes numerosas outras formas de utilização possível no transporte totalmente elétrico.