DACHSER volta a inovar ao estabelecer três centros com foco na e-mobilidade
Nos três "centros de e-mobilidade" em Freiburg, Hamburgo e Malsch, o operador logístico está a estudar e a testar a utilização de tecnologias e processos amigos do ambiente, bem como a gestão inteligente de energia e carga, com o objetivo de aumentar o número de veículos de zero emissões em toda a rede europeia.
A DACHSER prepara-se para transformar as suas filiais alemãs de Friburgo, Hamburgo e Malsch em locais de e-mobilidade, com o foco na investigação de tecnologias e processos amigos do ambiente, bem como na gestão inteligente de energia e carga e nos testes de praticidade. O objetivo da multinacional de logística passa, a longo prazo, por aumentar o número de veículos com zero emissões em toda a rede europeia da DACHSER e alcançar a meta de zero emissões de gases de efeito de estufa. Neste momento, o enfoque encontra-se nos camiões e carros elétricos a bateria e nas infraestruturas de carregamento, na utilização e autoprodução de eletricidade renovável e, ainda, na gestão inteligente da eletricidade e da carga.
"Esperamos que o transporte rodoviário de mercadorias na União Europeia se altere nos próximos anos e caminhe, gradualmente, para camiões com zero emissões, sejam estes a baterias elétricas ou movidos a células de combustível de hidrogénio, dependendo do cenário de implantação”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da DACHSER. “Graças às ações de investigação e inovação, estamos já a preparar-nos para esta transformação profunda da indústria de transportes e logística, porém, até lá, existe, ainda, uma série de desafios a ultrapassar, particularmente no que diz respeito à autonomia dos veículos, à disponibilidade de infraestruturas de carregamento rápido nas autoestradas, e ao fornecimento da infraestrutura elétrica correspondente pelos serviços públicos nas nossas localizações", conclui o responsável da empresa.
Pontos focais das três localizações de e-mobilidade da DACHSER
Em Friburgo, o chamado “local de e-mobilidade” será lançado ainda durante o mês de setembro e o foco inicial prender-se-á com a eletricidade inteligente e a gestão de carga. Assim, diferentes consumidores de eletricidade, como camiões de transporte local e de longa distância, carros de serviço e também de colaboradores e equipamentos tecnológicos utilizados nas instalações, passarão a ser abastecidos pela produção própria de eletricidade da DACHSER a partir de energia fotovoltaica e armazenamento intermédio em acumuladores.
Já em Hamburgo, o processo irá desenvolver-se de forma semelhante, a partir de janeiro de 2023, sendo que, neste caso, a novidade prende-se com os novos reboques frigoríficos elétricos que serão testados. Refira-se, ainda, que a DACHSER opera um camião movido a hidrogénio no sistema de transportes local da região metropolitana de Hamburgo, um dos pontos logísticos mais importantes do mundo e uma das regiões mais dinâmicas da Europa no que diz respeito ao teste e utilização de tecnologias amigas do ambiente e livres de emissões.
As atividades do projeto de e-mobilidade na DACHSER em Malsch terão, também, início em janeiro de 2023. Neste caso, os testes práticos incidirão nos serviços de transporte elétrico e de transporte de linha com semirreboques e caixas móveis. Refira-se, ainda, que a DACHSER tem a sua própria frota de veículos neste local, o que permitirá à empresa ganhar experiência direta com a utilização das novas tecnologias em todo o processo.