Para uma logística eficiente e sustentável
"Digitalização e automatização no mundo da logística" com a DACHSER
A DACHSER participou na VII Conferência Logística do País Basco, organizada pelo Cluster da Mobilidade e Logística, partilhando com os participantes algumas das últimas novidades do operador logístico em termos de Digitalização e Automatização.
No passado dia 11 de Maio, decorreu a VII Conferência Logística do País Basco, organizada pelo Cluster de Mobilidade e Logística no Centro de Conferências Euskalduna em Bilbao, em Espanha, durante a qual foram analisadas as últimas inovações em logística. Este ano, as diferentes apresentações centraram-se nos temas da digitalização e automatização, apresentando diferentes soluções e casos de sucesso, com o denominador comum da eficiência, rentabilidade e sustentabilidade que a gestão da cadeia de abastecimento integrada representa para a indústria.
Digitalização e Automatização são fatores essenciais para uma logística eficiente e sustentável, que ajudam a melhorar a qualidade dos processos, a melhorar a produtividade e a enfrentar os novos desafios apresentados pelo mercado e pelos clientes.
Inaki Iturrioz, Head of Contract Logistics DACHSER European Logistics IberiaEm representação da DACHSER, esteve Iñaki Iturrioz, Head of Contract Logistics DACHSER European Logistics Iberia, que partilhou com os presentes algumas das últimas novidades da empresa em termos de Digitalização e Automatização, destacando que estes são "fatores essenciais para uma logística eficiente e sustentável, que ajudam a melhorar a qualidade dos processos, a melhorar a produtividade e a enfrentar os novos desafios apresentados pelo mercado e os clientes”.
Projetos de Digitalização e Automatização na DACHSER
Iniciando com a apresentação do "Cosmos de Inovação DACHSER", que toma em consideração as necessidades e exigências dos clientes, colaboradores e parceiros na elaboração dos desenvolvimentos digitais, Iturrioz forneceu detalhes sobre os vários projetos que a multinacional está a realizar. Um deles é o smapOne, uma aplicação com impacto direto nos colaboradores, que disponibiliza um sistema digital modular que permite aos utilizadores transferir os processos que são realizados em papel para o mundo digital, sem qualquer esforço de programação. Outro dos projetos previstos, de grande benefício para os clientes da multinacional de logística, é a introdução de um novo sistema de localização GPS via rádio e tecnologia telemática 5G/LPWAN colocado nas caixas móveis (swap body) e reboques. Este desenvolvimento estabelece novos níveis de seguimento em tempo real, previsão de chegada e visualização de transporte de grupagem de longa distância.
Quando se trata de operações de armazém, a DACHSER também está constantemente a trabalhar em desenvolvimento e inovação. Durante a apresentação, Iturrioz descreveu as interações digitais possibilitadas pelo Mikado, o software de gestão de armazéns desenvolvido internamente pelas equipas de TI da DACHSER. Profundamente integrado, Mikado gere e dá suporte a todos os processos nos armazéns da DACHSER, tais como receção e envio de mercadorias ou gestão de stocks, ao mesmo tempo que transfere todos os dados de pedidos, movimentos e stocks para o centro EDI. Outro projeto em curso na DACHSER centra-se na identificação, localização, visualização e controlo automático em tempo real das mercadorias no armazém, bem como durante o processo de carga e descarga. O projeto piloto arrancou na filial da DACHSER em Munique em 2021, onde o sistema foi testado e aperfeiçoado em operações reais. Este ano, o mesmo será implantado em Öhringen, também na Alemanha, para mais testes.
Para concluir, Iturrioz destacou aquele que é o maior centro de operações da DACHSER. Localizadas em Memmingen, na Alemanha, com uma área total de 7.500 m2, 32 metros de altura e espaço para 52.000 paletes, as novas instalações totalmente automatizadas estarão preparadas para armazenar produtos de movimentação rápida de diversos clientes. Serão armazenadas ou retiradas cerca de 5.000 paletes por dia através de 22 portões de carga e descarga, numa área de movimentação de cerca de 2.600 m2. Os sistemas de transporte instalados irão automatizar este processo.
A logística da informação tornou-se claramente uma parte essencial da oferta de serviços de qualquer operador logístico. As interfaces EDI (Electronic Data Interchange) facilitam o registo de pedidos, as plataformas de rastreamento de envios permitem criar um processo de entrega transparente e as ferramentas de gestão de eventos da cadeia de abastecimento fornecem informações sobre possíveis contratempos e permitem encontrar opções alternativas de entrega. Todos estas são aplicações que facilitam a atividade diária tanto dos clientes como dos próprios colaboradores da DACHSER. O desenvolvimento de ferramentas digitais tem como principal objetivo apoiar os colaboradores do operador logístico no seu trabalho diário, para que possam tomar as melhores decisões ou utilizar os seus recursos para tarefas mais complexas. Porque a logística é feita por e para as pessoas - ainda mais na era da digitalização.
Saiba mais sobre as atividades de investigação e desenvolvimento da DACHSER aqui: https://www.dachser.com/en/digitization-innovation-48