Gestão dos desafios logísticos que enfrenta o setor de Home Improvement
O setor de Home Improvement, um dos que mais rapidamente cresceu durante a pandemia, confronta-se com uma série de desafios globais ao nível da cadeia de abastecimento. Para responder à elevada procura e às atuais restrições em matéria de aprovisionamento, a DACHSER reforça a importância de serviços logísticos flexíveis, que permitem uma rápida adaptação às mudanças do mercado com a solução DACHSER DIY Logistics.
Como resposta aos atuais desafios do setor de home improvement – um dos que sofreu um impacto significativo, face ao aumento da procura, como resultado do abastecimento de mercadorias por via marítima e as variações significativas de stock nos armazéns –, a DACHSER conta com uma solução integrada, que cobre desde a importação até à entrega no ponto de venda, assim como diretamente ao consumidor (B2C). Este serviço, que vem sendo oferecido há mais de duas décadas na Europa, responde, também, aos desafios que as empresas de produtos de bricolagem, ferragens e construção têm enfrentado desde o início da pandemia, assegurando uma distribuição otimizada, com base nos requisitos específicos dos retalhistas e das grandes superfícies dedicadas a artigos para o lar.
Refira-se que o setor de home improvement foi um dos que mais aumentou as vendas durante a situação pandémica. Confinados em casa, os consumidores, a nível mundial, demostraram uma forte aptidão para trabalhos de bricolagem e pequenas remodelações domésticas, o que impulsionou todo o setor. No entanto, não estava previsto um aumento da procura tão repentino, nomeadamente através dos canais digitais, o que levou a uma transformação da cadeia de abastecimento, que superou as expectativas de distribuidores e fornecedores. “Se, por um lado, este é um dos setores que mais cresceu em procura, por outro, os produtores lamentam as ruturas de stock, relacionadas com a falta de matéria-prima – consequência da falta de contentores e do aumento do preço dos transportes”, explica Carlos Ortega, Business Development Iberia para a solução DACHSER DIY Logistics.
Além do boom que ocorreu durante a pandemia, este setor tem vindo a ser impulsionado pelo crescimento das compras online, que permitem recolha na loja (click & collect) ou entrega diretamente em casa do cliente – que são tendências que têm vindo a impulsionar este setor. Em 2019, as vendas de produtos para jardim e bricolagem, inseridas no segmento de DIY, ultrapassavam os 600 mil milhões de euros, em todo o mundo, sendo a Europa Ocidental responsável por um quarto dessas vendas. Desde então, os números não pararam de aumentar, crescendo cerca de 14 por cento, em 2020, e atingindo um volume global de 701 mil milhões de euros.
O ano passado ficou marcado por uma série de imprevistos, – como o bloqueio do Canal de Suez ou o colapso de alguns portos, como por exemplo, a redução drástica da atividade nos portos de Yantian, Shekou ou Nansha, na China – que ditaram a sobrecarga de alguns canais estratégicos para o comércio mundial. Acrescente-se que o transporte marítimo é responsável por 90 por cento do transporte global de carga e, acontecimentos como estes, provocaram um aumento dos custos de transporte sem precedentes. A título de exemplo, neste momento, e de acordo com a Bloomberg, os preços dos contentores apresentam um aumento de 300 por cento, face a março de 2020.
“A falta de previsão em termos de vendas e o boom do e-commerce fizeram com que muitos fabricantes e distribuidores não conseguissem fazer uma gestão de encomendas e distribuição eficaz dos seus produtos”, afirma Ortega, acrescentando, ainda, que “a gestão de armazéns próprios é, também, um dos desafios deste setor, uma vez que todas estas incertezas do mercado proporcionam grandes variações de stock e a subutilização de espaço”. Este cenário colocou desafios sem precedentes ao setor de home improvement, tendo reforçado a importância de serviços logísticos flexíveis, que permitam uma rápida adaptação às mudanças do mercado.
Solução logística especializada para o sector de Home Improvement
A solução DACHSER DIY Logistics combina os serviços de logística global e uniformizados da multinacional no transporte rodoviário europeu, bem como os serviços intercontinentais da divisão DACHSER Air & Sea Logistics, com o conhecimento específico de especialistas em logística no setor de home improvement, dando especial relevo ao agrupamento eficiente de envios para grandes superfícies. Através da solução DACHSER DIY Logistics, a Dachser é capaz de apresentar uma resposta logística eficaz para superar as dificuldades atuais do setor. “A gestão dos stocks em armazéns desempenha um papel importante para a indústria da bricolagem. A DACHSER é capaz de gerir processos com uma grande eficiência, baseada na padronização e no conhecimento deste setor, o que permite aos clientes reduzir os custos fixos de um armazém próprio.”, explica Carlos Ortega.
Paralelamente, a DACHSER oferece serviços de valor acrescentado, assim como a preparação de pedidos, com foco no destinatário final, e assegura o fornecimento para 18 mil lojas de bricolagem em toda a Europa, em horários predefinidos. São mais de 7,7 milhões de envios processados, por ano, pela DACHSER DIY Logistics, apenas no setor de home improvement na Europa. Neste sentido, o conhecimento profundo, a nível local, das diferentes especificidades dos retalhistas de bricolagem instalados na Europa é, também, uma mais-valia que os distribuidores e fornecedores deste setor encontram na multinacional. Acrescente-se, ainda, que a empresa se encontra totalmente comprometida com a otimização total da cadeia de abastecimento, desde o fornecedor, de qualquer parte do mundo, até o ponto de venda.