voltar

"Iniciamos o novo ano com confiança"

Burkhard Eling, CEO da DACHSER, faz uma retrospetiva do ano de 2023, que se caracterizou por um excesso de capacidade, uma inflação crescente e condições voláteis para o setor - em suma: o período de crescimento extraordinário da logística chegou ao fim. No entanto, temos bons motivos para começar 2024 com confiança e entusiasmo.

Burkhard Eling, CEO da DACHSER

"Podemos olhar para trás e ver um ano em que as cadeias de abastecimento mundiais voltaram à normalidade. Ao mesmo tempo, porém, a combinação do excesso de capacidade disponível e da inflação elevada causou novas transformações, particularmente no transporte aéreo e marítimo. É por isso evidente que o boom especial da logística chegou ao fim em 2023.

Equilíbrio e normalização - enquanto profissionais de logística e cidadãos globais, operamos em estruturas e condições voláteis às quais estes dois termos não se aplicam. As convulsões geopolíticas e as tendências estruturais de longo prazo continuarão a provocar custos elevados e crescentes, por exemplo, no que respeita à energia, aos recursos humanos e aos parceiros de transporte. Paralelamente, temos de continuar a investir significativamente na digitalização e na automatização, bem como em medidas de proteção climática, para podermos continuar a prestar os nossos serviços com a mesma elevada qualidade no futuro.

Os resultados da orientação estratégica

Tal como acontece com todo o setor, a transformação coloca-nos perante uma tarefa hercúlea. No entanto, temos boas razões para entrar no novo ano com confiança. Estamos a seguir um plano claro – a nossa visão 2030 –, sabemos onde queremos chegar – em benefício dos nossos clientes – e já alcançámos os primeiros resultados da nossa orientação estratégica: a transformação digital na DACHSER está a progredir rapidamente. As nossas medidas de proteção climática estão a fazer avançar toda a empresa. Expandimos significativamente a nossa rede com aquisições nos Países Baixos, Austrália, África do Sul e Itália. E, acima de tudo, estamos a expandir gradualmente a nossa gama de soluções de transporte globais "end-to-end". Os projetos-piloto para interligar os processos operacionais do transporte aéreo e marítimo com o transporte terrestre europeu estão a ser bem sucedidos. Os benefícios visíveis já estão a convencer um grande número de clientes internacionais. Com estes exemplos de sucesso, estamos a entrar no novo ano com uma grande e positiva dinâmica".

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro