voltar

Logística 2030 – As pessoas fazem a diferença

A logística é uma interação complexa entre fluxos de mercadorias e de informação em redes inteligentes. Para assegurar que estes fluxos funcionem com fiabilidade e qualidade, as pessoas são e sempre serão fundamentais. A máxima “Logistics is People Business” ou “A logística é um negócio de pessoas” tem várias dimensões – tanto na estratégia global da DACHSER como na vida quotidiana da empresa.

O trabalho em equipa é parte integrante para a qualidade na logística. Foto: Detlef Majer

Já estão à espera no armazém. Hoje é o "M.I.T.einander Day", uma espécie de "Dia da Equipa". De dois em dois meses, na filial da DACHSER de Kornwestheim perto de Estugarda, a equipa organizadora prepara o cenário e dirige-se aos trabalhadores todos da agência, independentemente do nível operacional. Na designação alemã do programa, "M.I.T." significa "Mitten im Team", ou seja, "no meio da equipa". No entanto, é também a primeira parte da palavra "miteinander", que significa "uns com os outros". Desta forma, já o próprio título do programa apresenta pistas sobre os seus objetivos.

A filial de Kornwestheim é um dos maiores centros logísticos da rede DACHSER. Com uma área de 91.800 m², inclui três complexos de edifícios e um armazém. "Não é fácil para os cerca de 530 trabalhadores manterem-se a par de tudo o que se passa na agência", refere a gestora de projeto Lena Herion. A jovem de 27 anos faz parte da recém-formada equipa de sete pessoas da "M.I.T.einander", tal como o seu colega, o responsável pelos RH Manuel Scimone. "Com esta campanha, queremos dar aos colaboradores dos diferentes departamentos a oportunidade de falarem connosco regularmente sobre os projetos atuais, notícias e ações na nossa filial e na rede DACHSER", explica Scimone, "e queremos estabelecer um diálogo direto com eles". E está a funcionar: Herion relata que a reticência inicial dos participantes se transformou há muito tempo numa partilha muito animada.

Em 20 minutos, tudo é abordado - desde a máquina de café que pinga constantemente até à segurança no trabalho, desde os cuidados de saúde na empresa até ao panorama geral dos processos logísticos com novas possibilidades de TI. "A profundidade da conversa é fascinante", diz Herion com satisfação. "Há sempre uma lição para todos." Os trabalhadores que estão de folga ou a trabalhar remotamente não ficam de fora: a equipa do M.I.T.einander cria um vídeo especialmente para eles sobre os temas abordados no evento. Isto permite que todos possam fazer perguntas à equipa ou dar sugestões depois.

"A força da nossa organização reside sobretudo na nossa rede de pessoas que partilham a paixão pela logística. E isto aplica-se a todos os níveis: da direção aos estagiários, dos comerciais aos operadores logísticos, bem como aos motoristas que, em última análise, dão ao nosso desempenho um rosto amigável e profissional todos os dias", explica o CEO da DACHSER, Burkhard Eling. "Nada na logística funciona sem pessoas. Os nossos colaboradores são e continuarão a ser a chave do sucesso da nossa empresa." Esta ideia é incorporada por um programa de enfoque estratégico na DACHSER chamado "Logistics is People Business", ou LiPB para abreviar. Este programa encontra aplicação tanto em grandes projetos globais, como a introdução de um sistema de RH, como em muitas iniciativas locais, como a de Kornwestheim.

Uma estratégia global de RH

Para promover a estratégia e impulsionar a sua adoção em toda a empresa, foi criado o LiPB Program Management sob a liderança de Silke Schöpp. Juntamente com a sua equipa, concentra-se em quatro áreas estratégicas de ação: Experiência do Trabalhador, Colaboração, Aprendizagem e Desenvolvimento, e Cultura empresarial.

" Questionámo-nos sobre o que faz da DACHSER um empregador atrativo hoje e o que o manterá atrativo amanhã," explica Schöpp. "Ninguém sabe isto melhor do que aqueles que vivem a empresa em todas as suas facetas todos os dias desde dentro e que ajudam ativamente a moldá-la. Temos colaboradores fantásticos em todo o mundo que podem dar um contributo valioso para toda a rede." A comunicação e a troca de ideias reúnem perspetivas de diferentes países e áreas da empresa. "É uma situação vantajosa para todos", afirma Schöpp.

Saiba mais sobre os quatro campos de ação estratégicos de Logistics is People Business na reportagem de capa da revista DACHSER número 04/23.

DACHSER no mundo
Contacte-nos
Contacto Isabel Monteiro