"O que conta agora é: qualidade, fiabilidade e transparência".
Os congestionamentos e as perturbações nas cadeias de abastecimento globais estão a ter um grande impacto sobre os mercados. Neste sentido, a gestão da cadeia de abastecimento das empresas tornou-se um assunto essencial para os decisores. O CEO da DACHSER, Burkhard Eling, aborda a mudança das exigências e o que se espera de um parceiro logístico.
Será que os congestionamentos e as perturbações nas cadeias de abastecimento mundiais estão a pôr em risco a recuperação económica? Em todo o caso, existe uma grande incerteza nos mercados mundiais. E por razões justificadas: cerca de 40 por cento dos nossos clientes com cadeias de abastecimento internacionais complexas já sofreram perdas significativas, quer devido a paragens para reabastecimento de mercadorias, quer devido a paragens forçadas de produção.
Nesta situação, não é de surpreender que 70 por cento dos nossos clientes estejam a ponderar efetuar mudanças estruturais nas suas cadeias de abastecimento. Um empreendimento desta natureza não acontece da noite para o dia e exigirá muito esforço, mas já estamos a ver algumas medidas concretas entrarem em vigor. Por exemplo, há empresas que estão a constituir reservas de mercadorias na Europa ou a ampliar a sua base de fornecedores de produtos intermédios; outras estão a produzir cada vez mais onde os seus maiores mercados de venda estão localizados.
Ser uma âncora de fiabilidade
Estes desenvolvimentos levaram o planeamento da cadeia de abastecimento das empresas para o nível da gestão de topo. Para os decisores, na situação atual, os critérios fundamentais para o sucesso são a qualidade, a fiabilidade e a transparência. Mas uma maior resiliência também torna as cadeias de abastecimento muito mais complexas, e aumenta as exigências impostas ao parceiro logístico, às suas redes, aos seus sistemas informáticos, e também às pessoas que prestam o serviço. Na DACHSER, temos trabalhado arduamente e investido muito para satisfazer esta procura e cumprir a nossa missão: ser uma âncora de fiabilidade e devolver alguma tranquilidade aos nossos clientes.