Para uma distribuição urbana sustentável
Da investigação à realização de testes até à posta em prática como padrão da rede: o projeto de inovação "City Distribution" veio estabelecer uma meta importante para uma entrega urbana de cargas gerais mais sustentável. O CEO da Dachser Burkhard Eling fala de realizações e objetivos futuros.
Como poderemos continuar a fazer entregas de grupagem nos centros das cidades europeias no futuro, se forem impostas cada vez mais restrições à entrada de camiões a gasóleo nessas zonas? Para responder a esta pergunta, lançámos o projeto de investigação e inovação City Distribution. Nos seus sete anos de história, este projeto tem demonstrado ser um excelente exemplo de como traduzir com sucesso a investigação em testes no terreno e, por fim, em processos de produção normalizados na rede logística europeia.
Embora este projeto esteja agora oficialmente a chegar ao fim, podemos olhar para trás e reconhecer os vários feitos que alcançou. Mais de 1000 ideias foram apresentadas pelos nossos trabalhadores e tornaram-se parte de uma “caixa de ferramentas” de distribuição urbana, que contém métodos, processos e tecnologias que permitem às nossas filiais implementar soluções de distribuição urbana personalizadas na sua área local. Em 2018, em Estugarda, a nossa primeira zona de entregas sem emissões ganhou um prémio do governo alemão no âmbito dum concurso de logística urbana sustentável. Superamos mesmo o nosso objetivo de implementar esta iniciativa em onze cidades até ao final de 2022 uma vez que atingimos doze cidades.
Mais dez áreas de entrega sem emissões programadas
Qual será o próximo passo no projeto DACHSER Emission-Free Delivery? O aumento da disponibilidade de camiões elétricos está a ajudar-nos a satisfazer as necessidades dos nossos clientes e vamos poder estabelecer pelo menos dez novas áreas de entrega sem emissões na Europa até 2025. O nosso alvo aqui é as cidades com populações superiores a um milhão de habitantes. Desta forma, continuamos a desempenhar um papel importante na redução das emissões poluentes e sonoras nos centros urbanos mais movimentados.