Receitas da DACHSER crescem 14,9% em 2022
Segundo ano consecutivo com crescimento de dois dígitos
Empresa de transporte e logística DACHSER, cujas receitas aumentaram mais de mil milhões de euros, face a 2021, prevê, este ano, avançar com investimentos superiores a 300 M€ na expansão da sua rede, na digitalização, na proteção do clima e nos seus colaboradores, mesmo em tempos económicos mais difíceis.
No exercício fiscal de 2022, as receitas da DACHSER atingiram os 8,1 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 14,9 por cento face ao mesmo período do ano anterior. Com estes valores, o operador logístico assinala, assim, o segundo ano consecutivo com crescimento de dois dígitos. Entre o boom económico e o período de normalização, a empresa viu as receitas aumentarem em mais de mil milhões de euros, face a 2021, e prevê, este ano, avançar com investimentos que ultrapassarão a barreira dos 300 milhões de euros.
Os nossos clientes valorizam o elevado nível de integração dos nossos serviços, em terra, no mar e no ar. Iremos, por isso, reforçar ainda mais esta proposta única de negócio no futuro.
Burkhard Eling, CEO da DACHSERO elevado nível de especialização logística e a fiabilidade e qualidade de serviço foram a base para o sucesso da DACHSER no ano passado. “Estamos prestes a entrar numa nova liga”, afirmou Burkhard Eling, CEO da DACHSER, durante a conferência de imprensa anual da empresa, que decorreu esta quinta-feira em Munique, na Alemanha. “Os nossos clientes apreciam a resiliência que trazemos às suas cadeias de abastecimento e valorizam este serviço. A DACHSER é, agora, cada vez mais vista como o parceiro para soluções globais em rede e um consultor para cadeias de abastecimento otimizadas”.
Além disso, os principais motores do crescimento da DACHSER estiveram diretamente ligados às perturbações nas cadeias de abastecimento e à escassez de capacidade, o que levou a um aumento no nível de preços praticados pelo mercado. O boom económico na logística deu lugar a uma normalização considerável dos negócios a partir de setembro de 2022, com um declínio no número de envios e tarifas, especialmente no transporte aéreo e marítimo. Durante todo o ano de 2022, a empresa transportou 81,1 milhões de envios (menos 2,9 por cento do que em 2021), num total de 42,8 milhões de toneladas.
Evolução empresarial em detalhe
O segmento de negócio Road Logistics, no qual a DACHSER engloba o transporte e armazenamento de bens industriais e de consumo (European Logistics), bem como de alimentos (Food Logistics), aumentou o seu volume de negócios em 14,2 por cento para 5,7 mil milhões de euros em 2022. A tonelagem transportada aumentou 0,4 por cento, enquanto o número de expedições diminuiu 2,8 por cento, num contexto marcado pelos preços elevados dos combustíveis e da energia e, também, pela crescente contenção do consumidor.
Individualmente, a divisão European Logistics aumentou as suas vendas em 13,4 por cento, crescendo aproximadamente ao mesmo ritmo que em 2021. Por outro lado, o número de expedições diminuiu 3,5 por cento e as tonelagens mantiveram-se a um nível constante de 30 milhões. Já a divisão Food Logistics aumentou significativamente em 2022, tendo registado um crescimento nas vendas de 17,1 por cento. Como efeito da recuperação verificada após o fim das restrições pandémicas, tanto as expedições como as tonelagens aumentaram ligeiramente – 1,8 e 1,1 por cento, respetivamente. No último exercício financeiro, a DACHSER Food Logistics gerou receitas de 1,3 mil milhões de euros e permanece, assim, um pilar estável e fiável do modelo empresarial da empresa.
Após o ano excecional de 2021, o aumento das capacidades de carga aérea e marítima e a estagnação do mercado chinês fizeram com que o crescimento da logística aérea e marítima se fixasse num nível inferior. Neste ponto, refira-se que a DACHSER terminou 2022 com um aumento das receitas na ordem dos 16,7 por cento, tendo o volume de negócio aumentado de 2,1 mil milhões (em 2021) para 2,4 mil milhões de euros. O número de expedições, por outro lado, caiu 7,3 por cento.
“Durante a pandemia, o nosso negócio de transporte aéreo e marítimo de mercadorias aumentou significativamente o seu perfil, sendo que, para isso, contribuíram o crescente negócio da grupagem LCL no transporte marítimo e a rede de voos charter de carga aérea, com 260 voos só no ano passado”, sublinhou Burkhard Eling. E acrescentou: “Os nossos clientes valorizam o elevado nível de integração dos nossos serviços, em terra, no mar e no ar. Iremos, por isso, reforçar ainda mais esta proposta única de negócio no futuro”.
O negócio de contract logistics, que consiste na combinação inteligente de armazenamento, serviços de valor acrescentado e transporte, viu, também, uma evolução muito positiva. Em 2022, a DACHSER disponibilizou aos seus clientes de logística 2,7 milhões espaços de paletes – 152 mil mais do que no ano anterior. Atualmente, a DACHSER conta com 163 armazéns em quatro continentes e tem prevista a abertura de 14 novas instalações até ao final do ano.
A equipa da DACHSER é, atualmente, composta por 32.850 colaboradores, tendo a empresa contratado 1.100 pessoas em 2022. O elevado rácio de fundos próprios, superior a 60 por cento, permite à DACHSER continuar a investir significativamente na expansão da sua rede, na digitalização, na proteção do clima e nos seus colaboradores, mesmo em tempos económicos mais difíceis.
Para 2023, o CEO da DACHSER anunciou que a empresa continuará a seguir o rumo delineado e que, ainda este ano, lançará um novo programa de investimentos de mais de 300 milhões de euros – em 2022, o operador logístico investiu 196 milhões. Neste sentido, a DACHSER começou o ano de 2023 com a aquisição do fornecedor de logística alimentar holandês Müller e da transportadora aérea e marítima ACA International, com sede em Melbourne, Austrália.
O início cauteloso do ano, com volumes de transporte comparativamente baixos, não se assume como um motivo de preocupação para a DACHSER. “Após dois anos de crescimento extraordinário do volume de negócios, mas também de uma enorme pressão sobre as equipas operacionais, esperamos que a normalidade regresse à logística e ao nosso negócio em 2023", concluiu Burkhard Eling.